segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Lula, o rei do mundo

No comando do esquema de apoio a Lula, a senadora Gleisi Hoffmann vem dando asas à imaginação para atender as aflitivas expectativas da militância e do próprio ex-presidente. A senadora é presidente nacional do PT e encabeça a organização em defesa do chefão do partido, na tentativa de evitar que ele vá para a cadeia. Com a falta do marqueteiro João Santana, que preferiu partir para a delação que mofar na cadeia, parece que montaram uma equipe caseira para criar material para as redes sociais e bolar ações com apelo de comunicação.

O formato de criação é bem do jeitão dela, militante forjada na juventude na máquina política de lavagem de cérebros do PCdoB, que deixa sequelas facilmente perceptíveis, como é possível observar em líderes políticos já maduros que tiveram sua formação no único partido brasileiro (e um dos poucos do mundo) que tem relações políticas harmoniosas com o regime comunista da Coréia do Norte.

A senadora é esforçada, mas ansiosa demais para lidar com comunicação. Além de que também sofre da impulsividade gerada pelas novas tecnologias, que parecem exigir uma ideia a cada segundo. É o que pode explicar a variedade de micos que arruma para ela e seu partido, entre eles a inacreditável confusão recente que fez com uma foto em um estádio de futebol na Alemanha, onde leu “Forza Lula” numa faixa hasteada por um torcedor, onde na verdade estava escrito “Forza Luca”.

Mas apesar desse tipo de atropelo, a senadora está animada com seu novo papel como diretora de criação. As ideias estão a todo vapor. Nesta quinta-feira saiu uma espantosa arte para as redes sociais que coloca Lula como o político mais votado da história da humanidade, à frente de Barack Obama, Vladimir Putin, Roosevelt e outros menos votados.

Lula aparece no topo do mundo com 136,4 milhões de votos. Como chegaram a esta quantidade estupenda? A sacada é muito simples: foram somados os resultados do primeiro turno nas eleições de que Lula participou, todas elas, inclusive as três que ele perdeu. E eles ainda avisam que “é sem contar com segundo turno”, senão a votação de Lula estouraria para além de 270 milhões de votos. Não é de uma genialidade impressionante a nossa Washington Olivetto de saias?

Essa bolação espetacular já seria suficiente para dar folga para toda a equipe até segunda-feira, mas ela não seria Gleisi Hoffmann (aquela que é capaz de morrer e matar por Lula) se aceitasse se aquietar para tentar produzir resultados políticos de forma cuidadosa, com avaliações mais aprofundadas sobre seus efeitos. Ainda nesta quinta-feira a usina de ideias comandada pela nossa DPZ do PT soltou mais uma explosiva sacada.

Agora é uma campanha para que simpatizantes do partido ajuízem em todo o país 1 milhão de pedidos de habeas corpus a favor de Lula. Era para ser segredo, para que parecesse ação espontânea da militância, mas a sacada de marketing vazou. Nem é preciso muito esforço para imaginar como a brilhante ideia será recebida pela Justiça. Mas dá pra sentir que agora a coisa vai: Lula pode até ser preso, mas pelo menos o PT leva o Leão de Ouro da publicidade, em Cannes.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: