quarta-feira, 20 de junho de 2018

A CPI contra a Lava jato

Está sendo engraçado acompanhar a debandada dos políticos da CPI da Lava Jato, jogada armada pelo deputado petista Paulo Pimenta contra a Operação Lava Jato, que prendeu Lula, o chefão do PT. A CPI já tinha as assinaturas de 190 deputados, mas depois de divulgada foi tanta a rejeição na mídia e nas redes sociais que causou uma movimentação desesperada de políticos correndo para retirar seus nomes. Muitos parlamentares afirmam que não sabiam exatamente do que se tratava. O site O Antagonista diz que nos bastidores da Câmara tem deputado falando que Pimenta pediu o apoio sem explicar direito. Alguns até acusam o petista de ter alterado a justificativa do pedido. O site publica também os nomes dos deputados que aceitaram a CPI contra a Lava Jato.

A conversa de que um político pode ser enganado pelo deputado Paulo Pimenta deve ser para a gente rir. O deputado é velho conhecido de tretas em Brasília. Ele é do Rio Grande do Sul e como dizem por lá, uma barbaridade de chucro. É do tipo que dá bom dia a cavalo. Pimenta é político próximo de Lula. Está sempre em Curitiba, agora dando bom dia também ao criminoso condenado. Não é necessário ser muito esperto para saber quem é o salafrário e qual é o partido que Pimenta vai querer beneficiar, aparecendo nesse momento com a proposta de uma CPI, seja sobre que assunto for. É preciso não ter nenhuma noção política para assinar qualquer papel oferecido por tipos como o deputado petista. Nem precisa ser pedido de CPI. Mas é claro que um parlamentar pode dar sua assinatura para que outro faça contra a Lava Jato o serviço que lhe falta coragem para fazer. Tenho certeza que para muitos foi essa a vantagem oferecida pelo petista.<

Pimenta tem experiência antiga em armações para tentar livrar o PT de suas encrencas. Ninguém está falando no assunto, mas lembro que o deputado envolveu-se em uma história muito suspeita da época do mensalão, quando foi flagrado em conversas obscuras com o empresário Marcos Valério, operador do esquema publicitário do mensalão, atualmente na prisão. O fato muito suspeito ocorreu em agosto de 2005 durante outra CPI, a CPI do mensalão, da qual Pimenta era vice-presidente. Esta CPI deu em nada. O deputado petista reuniu-se às escondidas na garagem do Senado com Marcos Valério, que acabara de depor na comissão. O encontro foi de madrugada e no dia seguinte ele apareceu na comissão com uma lista apócrifa com uma porção de nomes para incriminar adversários. Ameaçado de cassação, o petista propôs acordo aos tucanos para salvar o mandato. No final, teve que retirar-se da vice-presidência, mas o caso ficou só nisso. Pelo que se vê por esta armação da CPI da Lava Jato, ele seguiu com tudo na sua carreira de manipulador.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: