sábado, 16 de fevereiro de 2008

Atriz gorda e Preta Gil: aparece cada coisa

Em relação a certos dissabores da vida a melhor reação é nada fazer. Não, este não é um texto sobre o Zen. É sobre a internet. Na rede mundial de computadores, reagir para conter certos abusos pode ter o efeito inverso.

Alguém devia ter ensinado isso para a cantora Preta Gil. Fizeram com ela uma patifaria usando um recurso bem comum com o Google, o conhecido sistema de busca. Foi feita uma associação entre o nome dela e as palavras “atriz” e “gorda”.

O internauta que for até o Google, clicar em “Imagens” e teclar “atriz gorda” verá aparecer, além de uma dezena de imagens (entre elas, estranhamente, de Geraldine Chaplin, uma da atrizes mais magras do cinema) verá também, como sugestão de busca, a frase “Experimente também: Preta Gil”.

Isso é coisa conhecida na internet. É um truque que faz a relação entre duas palavras para forçar a entrada de determinado assunto no resultado da busca. É usado como crítica política ou apenas como gozação. O presidente Lula e George W. Bush, por exemplo, já foram alvos. É tão usado que até ganhou nome: "Google bomb". E de tão deteriorado pelo uso acabou ficando chato.

Acontece que Preta Gil ficou muito brava e colocou um advogado na parada. E ameaça processar o Google por causa da brincadeira, que aparentemente começou no Kibe Louco, um site que faz piada com todo mundo − um pouco mais com a Preta Gil, de quem pega muito no pé, muitas vezes com piadas grosseiras sobre sua obesidade. O site só não faz piada com Luciano Huck, provavelmente porque Antonio Tabet, responsável pela página, é empregado do bizarro apresentador da TV Globo.

Bem, mas eu dizia que para lidar com esse tipo de caso na internet a melhor reação é ignorar. A própria velocidade do meio se incumbe de sepultar a piada. Mas a Preta Gil resolveu fazer um escarcéu e até eu − um dos blogueiros mais sérios de toda a WEB − estou escrevendo sobre o caso. E fiquei sabendo da coisa depois que ela resolveu brigar. E o pior resultado de sua reação é que agora, quando se escreve “atriz gorda” em qualquer site de busca, surge o assunto que sua reação tornou muitíssimo famoso: o da Preta Gil e a “atriz gorda”.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: