domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ministro oficializa a inépcia do governo Lula

Veio do ministro Franklin Martins, da Comunicação Social, a mais evidente comprovação de que Lula não tem o mínimo controle administrativo sobre o que passa sob suas barbas e que dirige um governo perdido, sem controle ou até conhecimentos básicos do andamento da máquina administrativa.

Martins é um ministro especial. Além dos afazeres formais, tem um compromisso direto com a imagem de Lula. Despacha todos os dias com o presidente e fica ainda mais operoso em situação de crises.

No afã de desmontar a crise criada com a farra dos cartões corporativos, Martins enviou um e-mail a todos os ministérios com questões sobre os cartões. As treze − número casual ou coisa de marqueteiro para lembrar o partido?− perguntas do ministro esclarecem bastante sobre o caos do governo Lula. Vejam abaixo.
1 - Como é definido o montante de suprimento de fundos de cada órgão?
2 - Quem é o responsável pela gestão dos recursos destinados a pequenas despesas e gastos emergenciais?
3 - Como é feita a distribuição de recursos aos servidores responsáveis pelas compras e contratações?
4 - Quais os tipos de despesas permitidas por cada órgão?
5 - Por que são feitas retiradas em dinheiro?
6 - Como é feita a prestação de contas?
7 - Quem confere? Quem fiscaliza?
8 - Como é possível saber se a despesa realizada não foi de caráter pessoal?
9 - Como saber se o gasto foi efetivamente realizado para a finalidade alegada?
10 - Onde ficam guardados os comprovantes e notas fiscais?
11 - Por que certos gastos da Presidência da República são sigilosos?
12 - Qual o perfil dos funcionários responsáveis pelo pagamento e fiscalização dessas despesas?
13 - Por que os cartões foram distribuídos a tantos funcionários espalhados por todo o país?
Bem, Franklin Martins é um dos ministros mais próximos de Lula e, se ele teve que produzir este inédito documento oficial sobre a incompetência do governo de seu chefe, é óbvio que o próprio Lula e assessores não detém as informações administrativas necessárias para, em primeiro lugar, fazer propaganda e trabalho de contra-informação.

O documento do ministro é muito importante. A incompetência do governo Lula é notória, mas o reconhecimento oficial disso é coisa nova. Martins mostra que no sexto ano de mandato o governo Lula não sabe como funcionam os cartões, o que é muito preocupante: se nada sabem sobre um instrumento administrativo tão banal, então o que sabem da administração como um todo?

É uma pergunta que surge das treze perguntas do documento oficial sobre a incompetência de Lula, formulado pelo seu homem de comunicação. Com certeza não adianta perguntar para o Franklin Martins.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: