sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Go home pra nós

Mais um país estrangeiro anuncia medidas duras contra imigrantes ilegais brasileiros. Desta vez é a Inglaterra, que até quer colocar um policial britânico na imigração do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Este policial daria treinamento às companhias aéreas para evitar fraudes e a entrada de imigrantes ilegais.

O recado é claro: o Brasil não tem competência própria para evitar as fraudes. Ou falta interesse ao nosso país. No início de julho os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Tarso Genro, da Justiça, receberam uma carta entregue pessoalmente pelo embaixador Peter Collecott. Na carta, uma ameaça: “A menos que trabalhemos juntos nos próximos seis meses, não teremos outra opção a não ser introduzir um regime de vistos para o Brasil.”

A carta é assinada pelos ministros das Relações Exteriores, David Miliband, e do Interior, Jacqui Smith, e, além do pito no governo brasileiro, afirma que “150 mil ilegais brasileiros na Grã-Bretanha”. Segundo o Itamaraty, o Brasil tem hoje 4 milhões de imigrantes pelo mundo afora.

Quanto ao problema dos ilegais brasileiros na Inglaterra, o jornal O Estado de S. Paulo já havia descoberto que há dois meses o governo britânico colocou o Brasil numa lista de países, cujos imigrantes teriam uma ligação com um alto índice de imigrantes ilegais ou outros crimes. Segundo o jornal, isso foi feito sem nenhuma negociação prévia entre os dois países.

Na “lista suja” britânica estamos em boa companhia. O Brasil é um país “suspeito”, ao lado de Bolívia, Malásia, África do Sul, Botsuana, Namíbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, Lesoto, Suazilândia e Ilhas Maurício. Todos com prazo até o fim do ano para aceitarem “uma política mais rígida de fiscalização de quem desobedece às leis da imigração”.

O governo Lula deve estar fazendo suas reuniões para resolver o problema. Ufa! E imagino o quanto Lula deve estar intrigado, encafifado por demais, espantado mesmo com o fato de tantos brasileiros estarem abandonando um lugar tão próspero como o Brasil, país que, como todos sabem, após o advento de Lula vive o feliz período do “nunca se viu neste país”.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: