quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tem coisa no ar

Tem um ditado, acho que gaúcho, que diz que os gambás se cheiram. Com certos políticos é a mesma coisa. Estão sempre fuçando-se com os narizes, sempre em conjunto, especialmente nas coisas que cheiram mal na política.

O presidente Lula, por exemplo, é um político que está sempre agindo para reforçar o ditado. É um gambá sempre buscando outro gambá para colar o nariz. E que ninguém veja isso como uma alusão a supostos hábitos etílicos do petista. Nada disso, é no sentido do cheiro mesmo.
Nariz afinado, agora o petista se esforça para reabilitar o senador Renan Calheiros. Lembram dele? Andava sumido depois daquele escândalo em que era acusado de usar um lobista de empreiteira para pagar suas contas junto à ex-amante com quem teve uma filha.

Na época, Renan Calheiros safou-se da cassação, não sem uma mãozinha, ou melhor, mãozona, do Palácio do Planalto. Livrou-se e caiu na semi-clandestinidade que todo político faltoso busca quando se safa de algum flagrante.

Mas o ostracismo, pelo que as notícias trazem, está pra acabar. Lula agora pretende ajudá-lo a reafirmar-se. Para isso, já o chamou ao Palácio do planalto, onde tiveram um encontro na última quinta-feira, onde deu-lhe uma boa-nova: a inauguração da primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste, no reduto eleitoral do senador.

Mas as boas notícias não acabaram por aí. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, ontem Lula telefonou para Calheiros e falou para ele exibir aos eleitores mais uma conquista: a inclusão do metrô de superfície de Maceió no PAC.

Se você já está comovido com tanta afeição entre os dois, calma, ainda tem mais. Lula, junto com PT e PMDB, está batalhando para ajudar no retorno de Renan Calheiros para a liderança do PMDB, a maior bancada do Senado.

É claro que tudo tem um objetivo além, bem mais lucrativo. Calheiros pode facilitar bastante o trânsito no Senado de projetos que interessam a Lula e, claro, embargar o que não interessa. Então ficará mais fácil para Lula controlar sua sucessão e garantir a posse do precioso Palácio do Plnalto para todoso se cheirarem indefinidamente.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: