sábado, 20 de agosto de 2011

Recompensa

O brasileiro vive dizendo que em nosso país só vai para a cadeia ladrão que rouba pouco, os peixes pequenos da gatunagem. Não sei se foi com a intenção de ilustrar o justo pensamento popular, mas de qualquer forma o Congresso Nacional simbolizou de um modo perfeito esta situação com a escolha do presidente e relator da Comissão Especial da Câmara que discutirá e aprovará mudanças no Código de Processo Civil.

Dois deputados com problemas na Justiça vão comandar reformas que lidam diretamente com o acesso à Justiça, o funcionamento dos serviços do Poder Judiciário e a garantia dos direitos dos cidadãos. O presidente é o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), réu no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, e o relator é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que responde a inquérito no STF.

Um desavisado pode até se espantar com a recompensa ao contrário que beneficia quem deveria ser o capturado, mas no Brasil é assim mesmo.

A peça simbólica mais expressiva é claro que é um dos quarenta denunciados pela participação no esquema de propinas a deputados que foi descoberto no governo Lula. O processo do mensalão está para ser decidido pelo STF. Aliás, já deveria ter sido julgado, mas como o povo diz com toda a razão, só ladrão que rouba pouco vai para a cadeia no Brasil. E quem rouba pouco também não pega cargos importantes na política.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: