quarta-feira, 18 de julho de 2012

Buscando indicativos que dão voto

Já sabendo que seu governo terá de conviver com um PIB bem pequeno, a presidente Dilma Rousseff busca encaixar um discurso político desqualificando seu uso como indicador de desenvolvimento. Ela está atrasadinha neste assunto e só por conveniência é que agora entra nele. Há muitos anos anos que o modelo do PIB vem sofrendo fortes críticas e na minha opinião muito bem colocadas.

É claro que estou falando de gente séria. A retórica de Dilma é sem vergonha. O PIB é um indicador que, como qualquer outro, pode ajudar a administrar melhor. Se ela tem alguma dificuldade com ele, basta sentar ao lado de um bom economista que ele vai extrair o que pode ser nocivo para a compreensão dos problemas que o país enfrenta.

E Dilma teve sua própria vitória eleitoral conquistada em grande parte com o uso do PIB como material de propaganda. Quem não se lembra? O PIB era um conceito tão forte para eles que o então presidente Lula até manipulou de forma arbitrária os dados econômicos para propagandear no ano da eleição um crescimento no PIB e previsões formidáveis de desenvolvimento futuro, sempre baseadas neste modelo.

Porém, mesmo tirando os números do PIB fora da discussão econômica a realidade brasileira bate forte revelando a baixíssima competência deste governo em qualquer setor. E como é um governo já no terceiro mandato (uma década de poder!) fica muito difícil vir com a safada tática de colocar a culpa no governo anterior, um discurso desonesto e de baixa qualidade técnica que coloca a eterna e saudável disputa entre os partidos acima da responsabilidade na condução do Estado.

Qualquer método que possa medir a qualidade de vida no país e os resultados de um modelo econômico vai sempre colocar este governo em seu devido lugar: um zero. À esquerda ou isolado, mas sempre um zero. Por isso, eu penso que seria melhor para o país que tivéssemos governantes implicando mais com a receita do que com a forma de medir os resultados.

Mesmo com o desmerecimento do uso do PIB será difícil para Dilma arrumar outro indicador para extrair os dados positivos que seu governo tanto precisa. Ela e seu partido podem até aumentar a propaganda e a manipulação política que já é de uso comum e com este artifício conquistar boas vitórias eleitorais. Mas isso não vai alterar a péssima realidade que faz infeliz esse nosso Brasil.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: Depois de seu governo criar um PIBinho, Dilma não gosta mais do indicador.


Nenhum comentário: