sábado, 28 de julho de 2012

Verdade nua

A honestidade anda tão em falta no mercado que fiquei impressionado com a sinceridade de uma atriz da Globo que vai posar nua para a revista Playboy. Nathália Rodrigues é o nome da moça, outra global famosa que eu desconhecia, mas só por uma questão muito pessoal: não vejo TV. E como não tenho serviçais, não dá para dar uma sapeada nem quando passo pelo quarto de empregada.

Nathália trabalha na minissérie Gabriela. E quase escrevo “atua na novela Gabriela”, mas mudei rápido o verbo porque poucos estão atuando de fato nessa novela. E não sei como está a Nathália, que faz uma das prostitutas do bordel Bataclan. Na imagem, vejam ela em cena.

Vi dois capítulos espaçados de Gabriela e mesmo para os padrões artísticos sempre muito baixos das novelas da Globo achei um desastre a performance de quase todos os atores. O problema é de direção, por isso salvam-se uns maiorais que sabem fazer o serviço sozinhos. Mas o resultado do conjunto chega ser constrangedor. Tem ator fazendo caricatura de personagem. Em várias cenas parece que estão ensaiando falas em início de peça teatral. Mas o trabalho já foi pro no ar, não é mesmo?

Juliana Paes também foi uma escolha errada para o papel central. A moça é boazuda, mas não é sensual. Há muito tempo que na TV brasileira é feita essa confusão com a sensualidade. Na telinha acham também que sensualidade tem a ver apenas com a beleza, o que também não é o caso. Só como exemplo, uma das atrizes brasileiras mais sensuais que temos nem pode pode ser colocada entre as belas de momento algum da televisão brasileira, ao menos nos padrões em voga: é Marília Pera. E uma pessoa pode ser até feia para o gosto comum e nem por isso deixar de ser sensual. O contrário também acontece. Mas vale dizer novamente que no palco ou na tela mesmo a sensualidade natural precisa de um bom diretor para que isso seja uma expressão marcante da personagem.

Mas eu falava sobre a honestidade da Nathália Rodrigues. Novela tem disso: um assunto vai puxando o outro e pode-se até esquecer do começo da conversa. Nathália vai posar nua para a Playboy e foi honesta ao falar sobre isso. Não veio com aquela conversa de nu artístico ou qualquer outra justificativa suspeita. Ela disse que é mesmo por dinheiro que vai tirar a roupa para os leitores.

Vejam o que ela falou: “Aceitei posar nua porque foi uma proposta irrecusável. Prefiro não citar valores, mas posso dizer que dá para mudar um pouco a minha vida e conseguir um apartamento próprio”.

Bacana, não? É de gente honesta assim que o Brasil está precisando. E neste caso especificamente a franqueza facilita até a vida dos marmanjos que vão comprar a Playboy para ver a moça pelada. Ninguém vai precisar usar a desculpa de que está comprando a revista por causa de alguma reportagem ou da entrevista do mês que está muito boa.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: