quinta-feira, 5 de julho de 2012

Doutrina burra

Chega a ser maluco que a esquerda não se dê conta da imensa falta de cultura que vem sendo estabelecida entre sua própria militância com os métodos que são usados na divulgação e na análise de assuntos de seu próprio interesse. Com essa forma de pensar e agir terão sempre em volta das ideias que defendem uma massa de ignorantes, gente que vai passar inclusive vergonha quando fora dos círculos partidários for defender qualquer coisa com este ponto de vista de poucos horizontes.

Agora há pouco entrou na caixa do meu correio eletrônico um email de uma entrevista num site de esquerda, onde uma pessoa identificada como “o mais importante ativista dos direitos humanos paraguaio” ataca a deposição do ex-presidente Fernando Lugo. Seu nome é Martin Almada.

Ele é contra a destituição de Fernando Lugo da presidência do Paraguai e até aí tudo está dentro da normalidade de um site desses. É dessa forma parcial que eles levam qualquer assunto. Um site ou um blog de esquerda não traria uma opinião que não fosse totalmente contrária a queda de Lugo.

Na entrevista, Almada faz uma relação da destituição de Lugo com a Operação Condor, um arranjo feito na década de 70 entre as ditaduras da região para perseguir e matar adversários políticos. Ora, mas a cassação foi feita de forma constitucional e sem nenhuma violência. O próprio Lugo confirma isso. Mesmo que o site de esquerda e Almada seja contra sua deposição em que esta relação tão rasa e absolutamente mentirosa ajuda a entender o ocorrido no Paraguai?

E Almada vai adiante na sua particular explicação sobre o que aconteceu em seu país. Ele diz que foi uma “trama muito bem montada” pela direita paraguaia. E junta nesta conspiração uma porção de atores políticos: “E quando digo direita paraguaia, me refiro à oligarquia Vicuna, aos grandes fazendeiros, me refiro aos donos da terra, os plantadores de soja transgênica, me refiro às multinacionais, como a Cargil e a Monsanto, e também aos partidos tradicionais ligados a essas oligarquias”. Ele não livra nem a imprensa. Segundo suas palavras, “os meios de comunicação estavam todos a serviço do golpe”.

Pelo que eles dizem, o único certo nesta crise era Lugo. Não dão nenhum atenção aos desacertos do governante que, pelo que transparece no que eles estão falando, seria a redenção do Paraguai em sua desastrosa história política. Não existe qualquer visão crítica sobre a conduta política de Lugo e muito menos a pessoal. Ele é um político que desmoralizou até a credibilidade da sua função como religioso, pois durante a vida usou os poderes do sacerdócio para se aproximar de mulheres jovens e humildes e seduzi-las, inclusive engravidando uma porção delas. Era um bispo que sempre fez com as mulheres paraguaias o mesmo que qualquer patife.

Tudo bem que sejam contra a queda de Lugo, mas a forma que encontram para defender esta posição terá como resultado a criação de uma militância cada vez mais burra em seu entendimento do mundo. O nosso trabalho (e que trabalheira!) é atuar para que essa idiotice política não se espalhe além de seus círculos políticos.
.....................
POR José Pires


....................

Imagem: Uma das peças da retórica da doutrina da esquerda brasileira, o ex-presidente Lugo, que no exercício da presidência da República se fantasiava de religioso. Usava blusões que pareciam roupas clericais, mas estava suspenso das suas funções de bispo.


Nenhum comentário: