quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A doce recompensa de Reinaldo Azevedo



A vida de quem passa bastante tempo lidando criticamente com as tretas petistas também pode ter seu lado doce. Os belos cupcakes da imagem foram o presente de uma leitora ao jornalista Reinaldo Azevedo, que lançou ontem em São Paulo o livro “O País dos Petralhas II – O inimigo agora é o mesmo”. A notícia é amarga para os petistas, mas o livro está vendendo que nem pão quente. Mais de 500 pessoas passaram pela livraria Cultura, localizada na Avenida Paulista. A fila de leitores buscando um autógrafo era de dar a volta no quarteirão. O livro já está na lista dos mais vendidos de várias publicações.

O sucesso de Reinaldo Azevedo é merecido, sendo fruto de trabalho feito com empenho e inteligência. Pode-se até não gostar de sua opinião, mas é impossível desconsiderar a qualidade do que ele faz. Isso nem os petistas conseguem, mesmo com toda a conhecida má-fé que eles costumam usar no ataque aos adversários. Foram os petistas, por sinal, que deram origem ao neologismo do título do livro, que Reinaldo também usa o tempo todo para se referir a eles. Foi de outra quadrilha de safados, a dos Irmãos Metralhas, de Walt Disney, que o jornalista tirou a palavra “petralha”, que para desespero dos petistas já está incorporada à nossa fala cotidiana.

O delicado agrado da leitora que mandou para a livraria os docinhos feitos à semelhança da capa do livro do Reinaldo é também sintomático do respeito que hoje ele tem junto a um público que é atraído por suas análises inteligentes, feitas num texto muito bem estruturado e que permite uma leitura fluente. Resumindo: o cara escreve bem paca, na linha dos grandes textos do jornalismo brasileiro que comunicam de forma clara, porém sem abdicar da qualidade da análise e do conteúdo.

O jornalista vem fazendo o blog de maior sucesso da internet brasileira, com uma audiência imensa e qualificada. Hoje seu blog, que é publicado no site da revista Veja, tornou-se uma referência no debate sobre uma variedade de assuntos importantes da atualidade. E não é só de petralhas que ele fala. É espantosa sua capacidade de escrever sobre uma porção de assuntos, sempre com inteligência, originalidade e trazendo muita informação.

Sua capacidade de produção é admirável. Ele renova o conteúdo durante todo o dia, depois de oferecer ao leitor um monte de textos na madrugada. Um inimigo poderia dizer até que ele só faz isso, mas de vez em quando aparecem no blog suas 'Reinaldas", para mostrar que Reinaldo também tira um tempo para se dedicar ao mulherio que tem na família. Mesmo que forçado, de vez em quando um intelectual tem que ir à praia.

Reinaldo escreve bastante e faz isso muito bem. Com isso, virou o centro das atenções tanto da oposição ao governo quanto da militância petista, principalmente os que são pagos para falar bem de tudo que o PT faz e atacar todos que buscam exercer um ponto de vista crítico sobre o que acontece no país e no mundo. São os petralhas, que fazem parte desse seu segundo livro com a compilação do melhor que escreveu nos últimos meses. E melhor, no caso do Reinaldo Azevedo, é porque é bom mesmo.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: