segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O mito Lula se desfaz


Os petistas tentarão amenizar as perdas eleitorais que sofreram em todo o país e para isso vão usar a vasta rede de que dispõem na internet, mas as derrotas do partido têm um grave peso simbólico que deve afetar a imagem que eles vêm tentando impor até agora. O partido perdeu em locais onde foi forte o dedaço dos caciques chefiados pelo ex-presidente Lula. O que aconteceu nestas eleições de primeiro turno já exercem um peso definitivo na quebra de um mito no qual os petistas se escoram até agora: o mito da figura do ex-presidente Lula como influência decisiva junto ao eleitorado.

Em lugares onde Lula meteu seu dedaço inclusive passando por cima de lideranças políticas essenciais na formação do PT o resultado foi um fiasco. E é claro que em cada lugar que as pesquisas deram o prenúncio do desastre que viria nas urnas Lula se comportou como sempre, abandonado ligeiro os companheiros. Foi o que fez com Humberto Costa, em Recife. O senador petista virou candidato do partido por imposição de uma birra de Lula, que expulsou da disputa o atual prefeito recifense petista. E o PT perdeu no primeiro turno.

O chefão do PT teve a mesma atitude com seu amigo Patrus Ananias, abandonado logo que começou a cair nas pesquisas e que acabou sofrendo derrota acachapante na disputa da prefeitura de Belo Horizonte.

Na própria São Paulo, onde Lula fez acordo até com Paulo Maluf e chutou a candidata natural Marta Suplicy para colocar Fernando Haddad em seu lugar, a batalha contra José Serra vai ser dura. Mesmo usando a máquina do Governo Federal para rearrumar a seu gosto o quadro eleitoral paulistano e comandando uma das mais caras campanhas municipais da nossa história política, o petista viu seu candidato ir para o segundo turno atrás do tucano. E agora na capital paulista, numa mera eleição municipal, Lula corre o risco de perder de vez todo seu cacife de líder político que chega e resolve tudo.

Mas neste domingo Lula e seus companheiros tiveram pelo menos uma boa notícia: na Venezuela o PT ganhou a eleição.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: