sábado, 20 de outubro de 2012

Negócios do comunismo

Grande capa da revista alemã Der Spiegel, com o líder comunista chinês Mao Tsé-tung como um magnata endinheirado. A edição traz uma reportagem sobre o clima de morte e corrupção, que não é novidade no regime chinês, mas que ficou bem destacado com os acontecimentos recentes que levaram à prisão de um alto dirigente do Partido Comunista. O caso envolve também sexo e o assassinato de um estrangeiro.

Bo Xilai é o dirigente que caiu em desgraça depois de sua mulher ter sido acusada da morte de um britânico. Os três tinham boas relações e o assassinato aconteceu após divergências financeiras. Bo Xilai já foi expulso do poliburo do PC chinês, sua mais alta instância, o que encerra uma carreira brilhante no partido. Atualmente o PC chinês vive uma de suas lutas políticas importantes, que sempre ocorrem na véspera de um grande congresso. O partido vai renovar sua direção, quando uma nova geração de políticos chegará ao poder. Bo Xilai era um desses novos líderes para os próximos dez anos.

O que vem acontecendo na China é o desfecho prático de uma teoria política anunciada como a redentora do mundo e que resultou em crimes horrorosos e no estabelecimento de ditaduras que não conseguiram nem resultados econômicos apreciáveis. A China é o último país comunista de peso, mas hoje vive um sistema híbrido em que busca resultados capitalistas usando como base o domínio marxista da população como um meio político.

Seu crescimento econômico é baseado num sistema que chega a ser escravista, de salários baixíssimos e poucos direitos trabalhistas ou de liberdade de expressão dos trabalhadores e de qualquer outro setor. O lema embaixo do retrato de Karl Marx é “trabalha e não bufa”. Grandes projetos de desenvolvimento são tocados sem a possibilidade de debate algum. Isso já deu em mortandades de milhões de pessoas, inclusive por falta do que comer. O país também está destruído ecologicamente, com regiões inteiras sem água e com a natureza destruída por planos econômicos que esgotaram os recursos naturais.

O que o velho Marx iria achar disso? Sua teoria serve como base da mais violenta espoliação de direito dos trabalhadores. A opressão da classe pobre na Inglaterra do século 18 era fichinha perto do fazem hoje os marxistas chineses. Uma lembrança que me veio ao ver esta capa é que já entre o final dos anos 70 e os anos 80 ela seria tachada pela esquerda como calúnia do capitalismo internacional. Foi dessa forma que naquela época eramos impedidos de aceitar o óbvio caráter destrutivo dos direitos humanos que foi instalado pelo comunismo em vários países. Por isso esta idéia ultrapassada durou tanto tempo no Brasil, de uma forma tal que até hoje ainda tem quem a defenda. Mas o mundo girou bastante desde então e surgiram revelações de muitos outros crimes sustentados pela teoria marxista, além dos tantos que já eram conhecidos naquele tempo. A capa da Der Spiegel é um retrato perfeito do comunismo.
.....................
POR José Pires

Nenhum comentário: