quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A lição de casa do Chico Buarque

As intervenções de Chico Buarque no debate sobre a polêmica das biografias estão mais para samba de Noel Rosa: ele só dá palpite infeliz. Com um texto publicado ontem em O Globo ele arrumou encrenca até com seu editor, Luiz Schwarcz. O compositor disse que achava "justo" a indenização que a editora Companhia de Letras foi obrigada a pagar para herdeiras do jogador Garrincha, que embargaram a edição da biografia escrita pelo jornalista Ruy Castro.


Acontece que sem o trabalho feito por Ruy Castro é provável que Garrincha estivesse esquecido. A biografia, escrita depois de uma longa pesquisa, trouxe de volta o interesse pelo craque brasileiro e deu dignidade à sua imagem. No livro, Castro mostra que Garrincha nunca foi o bobalhão que acostumamos a ver apontado em histórias da crônica esportiva. Com as restrições pretendidas por Chico e seus colegas do “Procure Saber” seria impossível fazer uma biografia tão boa. Nenhuma editora bancaria os riscos. E autores sérios certamente vão se negar a trabalhar sob o monitoramento de herdeiros. Prevalecendo a posição de Chico Buarque será o fim de biografias com qualidade no Brasil.


A resposta do editor Schwarcz veio de pronto no blog da Companhia de Letras. Para ele, Chico e os outros artistas escolheram o "vilão errado" ao atacar escritores e editores. E o processo das herdeiras de Garrincha teve motivações puramente econômicas. “Com o pagamento realizado, nem a capa ou muito menos o conteúdo voltou a preocupar as herdeiras", ele escreveu.


No artigo de O Globo o compositor foi também tremendamente injusto com Paulo Cesar Araújo, autor de uma biografia de Roberto Carlos, que vem mostrando ter uma importância muito grande nesta polêmica. Araújo disse que os argumentos do “Procure Saber” são os mesmos dos processos que sofre de Roberto Carlos. Já li a biografia do cantor e nada vi que pudesse causar o sentimento de afronta que o cantor transparece. O que provavelmente deve tê-lo incomodado foi a revelação detalhada do acidente em que perdeu parte de uma perna. Este é um de seus graves problemas psicológicos. Mas nenhuma biografia do cantor pode ser levada a sério se não tocar neste e em outros assuntos perturbadores para ele.


Chico abriu o artigo afirmando que jamais foi entrevistado por Araújo, que disse que ele foi um dos artistas que deu depoimento durante as pesquisas sobre a vida de Roberto Carlos. Acontece que o biógrafo tinha a comprovação de que esta entrevista existiu. A conversa com Chico foi filmada e gravada. Essas provas foram divulgadas e já estão disponíveis inclusive na internet.


Pois nesta quinta-feira Chico enviou uma carta ao jornal desculpando-se com Araújo. Na carta ele diz que esquecera da entrevista, mas que de qualquer forma pede desculpas. Isso resolve ao menos esta questão, mas imaginem como ficaria a credibilidade de Araújo se ele não tivesse as gravações. Sendo apenas a sua palavra contra a de Chico é óbvio que o biógrafo ficaria muito mal.


Porém, os problemas de Chico Buarque não acabaram aí. O jornalista Reinaldo Azevedo pegou o assunto para analisar em seu blog no site da revista Veja e resolveu dar também uma boa corrigida na gramática do compositor. Chamou a atenção de Reinaldo a falta de sabor da prosa de Chico e também alguns erros espantosos. Ficou muito interessante o texto em que (e não "onde") ele faz esta revisão. É um desmonte do mito exatamente numa ferramenta essencial da sua fama.
.....................
Por José Pires
__________________


Nenhum comentário: