terça-feira, 1 de abril de 2014

O petista e o doleiro

Não faz muito tempo o PT fez do deputado paranaense André Vargas um de seus heróis, status que ele alcançou entre a militância ao repetir em plena sessão inaugural do Congresso Nacional o gesto com o punho no ar que os mensaleiros fizeram a caminho da prisão para cumprir pena por corrupção. Isso foi no início de de fevereiro e a militância se animou não só com o gesto feito por ele, mas pela óbvia intenção de Vargas em insultar o ministro Joaquim Barbosa, convidado da Casa na condição de presidente do Supremo Tribunal Federal.
A festa dos petistas com seu herói de araque não durou nem dois meses. O jornal Folha de S. Paulo revelou nesta terça-feira que ele viajou com a família para João Pessoa num avião particular fretado e pago pelo doleiro Alberto Youssef. Custo do presente: 100.000 reais.
A descoberta sobre o avião pago pelo doleiro para a viagem do petista veio de uma conversa entre os dois numa mensagem de texto em posse da Polícia Federal. A “Folha” teve acesso ao diálogo. O íntimo bate-papo em que Vargas recebe do doleiro as informações para usar de graça o avião surgiu numa investigação da PF, que apura um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 90 bilhões.
Já a revista Veja conta que Vargas e Youssef se conhecem há vinte anos e o petista e o doleiro trocavam informações sobre negócios variados. Nessa “troca de informações” entrariam dados sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida” e negócios do doleiro no Ministério da Saúde. Vargas é político influente no governo do PT e foi relator do “Minha Casa, Minha Vida” na Câmara dos Deputados. Ele é também vice-presidente da Câmara.
Durante a investigação a PF registrou quase 50 mensagens, nas quais os dois usam um código para despistar. Vargas combina reuniões com Youssef e recebe orientações do doleiro. A Veja também informa que o petista passou informações obtidas por ele como parlamentar junto a integrantes do governo. Há duas semanas a revista publicou uma reportagem revelando que o doleiro tem em seu esquema o laboratório Labogen Química Fina e Biotecnologia, que fechou uma parceria com o Ministério da Saúde pela qual receberia 150 milhões de reais em vendas de remédios para o governo. Pois nas mensagens obtidas pela polícia, Vargas e Youssef tratam de interesses do laboratório, que está no nome de um laranja.
.....................
Por José Pires


___________________

Link 1: Vice da Câmara viajou em avião emprestado por doleiro preso
Link 2: PF aponta sociedade entre André Vargas e doleiro preso
 

Nenhum comentário: