domingo, 18 de maio de 2014

As lulices de sempre

A frase do ex-presidente Lula, em que ele diz que é "babaquice" chegar de metrô a um estádio de futebol, é apenas mais uma das besteiras do chefão petista. Preenchem volumes as bobagens ditas por Lula, sempre em tom professoral. Estão sempre aparecendo listas de suas besteiras, muitas delas faladas no exercício da presidência da República, o que é bem mais grave. As bobagens de um presidente marcam um país, como bem sabemos nesse tempos de tantas lulices.

Lula é o tipo de líder que sempre decepciona quando precisa mostrar conteúdo próprio. É um político que funciona apenas quando vem embalado num marketing bem feito, com seu pensamento muito simples trabalhado por profissionais de comunicação muito bem pagos. Até o desarranjo tem que ser no lugar certo. O convencimento de seus modos simplórios vem de uma astúcia que só funciona com um grupo por detrás, coisa que agora Lula não tem mais por perto e parece nem querer ter.

Não é de agora que ele vem atuando isoladamente, usando de forma até exibida uma pretensa habilidade política que no fundo é apenas uma esperteza tosca. A astúcia — já dizia o grande La Rochefoucauld — não é mais que uma parca habilidade. Lula se deixou levar pelos aplausos que sempre cercam quem está por cima. Poucos de nós, da oposição, diziam que o Rei estava com a bunda de fora. A máquina governamental poderosa azeitava a caixa de aplausos e isso fez com que ele se encantasse com um poder político que não é um dom pessoal, ainda que ele pense que a atenção que desperta vem de encantos próprios.

São tantas as bobagens saídas da boca de Lula que nem surpreende que ele ache uma "babaquice" algo importante como um bom meio de transporte para chegar a um evento esportivo. O que surpreende mesmo é que um país tenha colocado um sujeito de tão má qualidade duas vezes no cargo mais importante da República e que ainda tenha consagrado nas urnas uma sucessora feita no dedaço e que é tão pateta quanto ele. Espero que este ano os brasileiros não cometam a babaquice de colocar de novo no governo esses ignorantes.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: