domingo, 4 de maio de 2014

Farsa de conspiradores

O mensaleiro José Genoino está de volta à Papuda e espera-se que acabem as lorotas que fizeram dele a figura mais lamentável do mensalão. Ele não tem doença alguma que o impeça do cumprimento da pena de prisão por corrupção. Desde a descoberta do esquema de pagamento de propina a parlamentares, quando era presidente do PT, Genoino vem se justificando com um monte de versões inacreditáveis sobre sua participação, a começar de ter assinado um empréstimo milionário ao partido sem saber do que se tratava.

A seguir ele veio com outras alegações sem sentido, num espetáculo absurdo que culminou na exibição pública da estrambótica capa usada no momento da sua prisão. É óbvio que a encenação era para ser vista como a reação de um herói frente à injustiça. O mensaleiro usou até a família no esforço de criar uma comoção para aliviar sua culpa. Mas nada disso colou. Lula, que era seu chefe, safou-se de ir para o tribunal com a desculpa de que não sabia de nada, mas isso não funcionou com Genoino. O que ficou foi a imagem de um homem que não assume suas responsabilidades. Um fujão sem dignidade.

As mentiras do mensaleiro Genoino serviram para mostrar o caráter dissimulado dos companheiros em suas variadas facetas, mas nenhuma delas é mais grave que a tentativa de todos eles de falsificar a História. Os artifícios de propaganda política foram usados para ocultar suas patifarias atuais e também na tentativa de impor uma versão do interesse deles sobre o papel que representam na história política recente do país. Aí procuraram forjar a imagem de defensores da democracia no Brasil.

Esta é a pior mentira. Desde a ditadura militar essas figuras conspiram e agem contra a democracia. Alguns deles (como os líderes Genoino e José Dirceu) pegaram em armas para fazer do Brasil uma ditadura comunista. Lutaram contra o regime militar de 1964, isso é verdade. Mas fizeram isso para implantar a ditadura deles. Não ajudaram na implantação da democracia e muito menos na sua preservação e aprimoramento. Foram contra a eleição de Tancredo Neves (seu único adversário era Paulo Maluf) e contra a Constituição de 1988. E desde a formação do PT eles vêm agindo contra a democracia. Fizeram isso inclusive na destruição da democracia interna de seu próprio partido, com a criação de um grupo dominante que pretendia se perenizar no Governo Federal.

O mensalão foi uma das maiores ameaças à liberdade no Brasil. Além da denúncia da roubalheira, a Procuradoria Geral da República desmontou uma conspiração contra a democracia, devidamente condenada pelo STF em defesa do país.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: