quinta-feira, 1 de maio de 2014

O poste a perigo

A fala da presidente Dilma Rousseff na Bahia, onde disse que "vai tocar em frente" mesmo sem o apoio da base aliada, mostra que internamente sua candidatura está a perigo. O poste não anda convencendo mais nem o próprio PT, que de tão desanimado forçou o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a pedir mais ânimo aos companheiros na defesa de Dilma.

Já ressoam os gritos de 'Volta,Lula", que teve até um manifesto de deputados de um dos partidos da base do governo, o PR. O apelo para que Lula volte a disputar a presidência existe também dentro do PT antes mesmo de crises como a compra da refinaria de Pasadena e o descrédito de Dilma começar a aparecer em pesquisas eleitorais.

A bronca de Dilma dizendo que vai "tocar em frente" revela sinais de fraqueza. Ela pode até pensar que deu um rugido, mas isso está mais para miado do gato da sua candidatura subindo no telhado. Continuando desse jeito ela terá dificuldade de tocar em frente mesmo com apoio firme da base aliada.

E quanto à volta de Lula como candidato, seu vigor pessoal não é o mesmo das disputas anteriores. E cabe lembrar que apesar da bem construída fama de bom de voto suas duas vitórias anteriores só foram alcançadas no segundo turno, sendo que foi levado para um deles por um candidato chocho como Geraldo Alckmin.

Além disso, este será um jogo que para Lula só pode dar resultado ruim. Sendo eleito ou perdendo ele toma na cabeça. Com uma derrota seu mito vai de vez para o buraco. E se for eleito terá de administrar o país numa crise braba, que irá exigir a dedicação a um trabalho ao qual ele não é muito chegado: governar. Eu duvido que a velha raposa vá ter vontade de concorrer à administração de um galinheiro onde em vez de papar as galinhas terá de alimentá-las.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: