quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Demissão solidária

Acerto político com Aloizio Mercadante no meio já começa com cara de piada pronta. O famoso "Dossiê dos Aloprados" é da campanha dele, em 2006, na eleição ao governo de São Paulo, que acabou sendo vencida por José Serra. O dossiê falso contra Serra acabou levando este nome depois que o então presidente Lula, procurando despistar e fazer de conta que também não sabia nada desta tramóia, chamou de "aloprados" a turma que levou à frente esta peça caluniosa de campanha. Então Mercadante passou a ser conhecido como chefe dos aloprados. O delator do esquema, Expedito Veloso, disse que o atual ministro da Casa Civil foi o mentor e era o principal arrecadador do dinheiro do esquema. Desta jogada eleitoral do PT que não deu certo sobrou uma dinheirama na Polícia Federal. São cerca de R$ 1,7 milhão que ninguém reclamou e por isso a bolada acabou sendo repassada para a União.

Além de "chefe dos aloprados", Mercadante ficou também conhecido como o autor da "renúncia irrevogável" que foi revogada. Numa manhã de agosto de 2009 ele discursou da tribuna do Senado, avisando: "Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia à liderança do PT em caráter irrevogável”. O então senador petista renunciou "em caráter irrevogável" numa terça-feira, voltou atrás no dia seguinte e na sexta-feira subiu à tribuna para dizer em discurso que permaneceria no cargo. Foi Lula quem o convenceu a voltar atrás e deu-lhe mais esta rotulagem desmoralizadora. O homem virou definitivamente personagem de humor.

Pois hoje Mercadante veio com mais uma piada pronta. Como a demissão espalhafatosa de Marta Suplicy do cargo de ministra da Cultura causou um tremendo mal estar, ele inventou uma demissão coletiva de mentirinha, com vários ministros deixando o cargo, mas sem ter que deixar, entendem? Desta vez o irrevogável aloprado dividiu a autoria da fantástica criação. "Foi uma sugestão minha, da Miriam Belchior e do José Eduardo Cardozo. É uma formalidade, um gesto de gentileza. Faz quem quiser", disse Mercadante, na sua modéstia de grande articulador político e criador da demissão de araque, mais um feito que deve entrar para a nossa história política.
.......................
POR José Pires

___________________
Imagem- O chefe Lula, o aloprado irrevogável Mercadante e a dinheirama do dossiê falso contra Serra: ninguém reclamou a posse dessa fortuna

Nenhum comentário: