segunda-feira, 9 de julho de 2018

Felizmente sós

A BBC divulga um estudo de três acadêmicos de Oxford sobre a possibilidade da existência de civilizações inteligentes em outros planetas. Eles concluem que o mais provável é que a humanidade "esteja sozinha no Universo". Claro que muita gente vai lamentar este resultado, mas eu penso que a humanidade deveria ver isso como uma excelente notícia.

Quando se fala sobre a esperança de que outros planetas sejam habitados por espécies de vida inteligente com capacidade de um dia chegarem na Terra, costuma-se pensar sempre em seres que venham em paz, trazendo apenas coisas boas. No entanto, a perspectiva da hostilidade precisa ser também avaliada. E pela lógica do que conhecemos, essa possibilidade é muito maior do que a imagem clássica de um alienígena chegando com mensagens de paz e prosperidade para seus irmãos terráqueos.

Considerando o que aqui mesmo em nosso planeta países mais poderosos fazem com povos que podem menos, tomara que não exista mesmo nenhuma civilização extraterrestre com tecnologia para descobrir que vivemos no planeta Terra. Nossa experiência com esses seres chegando por aqui pode ser mais ou menos parecida com a de indígenas avistando caravelas nas costas desse país que depois veio a ser chamado de Brasil e de outros povos que também foram colonizados. Na minha opinião, provavelmente os terrestres vão penar muito mais do que os nativos sofreram com a “civilização inteligente” que apareceu de repente.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: