quarta-feira, 25 de julho de 2018

O programa de governo de Ciro Gomes: mandar em todas instituições

Com a candidatura do boquirroto Ciro Gomes já oficializada, o Estadão publicou uma entrevista dele para a TV Difusora do Maranhão, que traz uma proposta política que deve interessar ao eleitor. É muito importante ter atenção ao que esses candidatos saem falando pelo interior do país, pois é onde eles relaxam e descuidam da interpretação do papel de estadista encenado para a mídia nacional.

A entrevista é do dia 16 deste mês. Nela, Ciro afirmou que Lula “só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga”. Bem, pelo menos não se pode dizer que ele não tem programa de governo. O programa é tirar da cadeia o condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Condenado em duas instâncias, cabe lembrar.

Mas tem mais: o esquema revelado pelo candidato do PDT tem como base sufocar o Ministério Público e o Judiciário, impondo sobre essas instituições um poder autoritário do Executivo. A explicação é mais impactante na forma peculiar da fala do candidato. “Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político”, ele disse.

Então já está avisado pelo próprio Ciro que seu plano de governo é passar um trator sobre as instituições, impondo o poder pessoal do presidente sobre o Judiciário e o Ministério Público. Ao expressar esta visão, Ciro nem precisa dizer como será sua relação com o Poder Legislativo. É bom espalhar essas coisas que o candidato sai falando por aí, porque Ciro tem um lero com o qual aproveita o descuido das pessoas com a informação. Sua estratégia é de enrolação, com ares de que domina como ninguém as grandes questões nacionais.

Mas às vezes acontece de ele próprio cometer um descuido, quando revela sua verdadeira face. O caso desse plano para colocar o Judiciário e o MP “na caixinha”, serve inclusive para deixar mais claro a razão de ele acreditar de forma absoluta que com o governo Maduro a Venezuela vive atualmente uma democracia.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: