quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Bolsonaro e mais uma de suas erratas no Twitter

Não é só alegria de pobre que dura pouco. Alegria no Twitter também. O presidente Jair Bolsonaro festejou no Twitter a transferência de fábricas da Argentina para o Brasil, mas foi obrigado a apagar rapidamente o post depois do desmentido de três multinacionais sobre a alegada mudança para o Brasil por causa da vitória do kirchnerismo nas eleições.

Já seria impróprio o post de um presidente festejando a desgraça de um país vizinho, mas é ainda pior o nível de desinformação desse sujeito sem noção. Chama a atenção também sua dificuldade de avaliação da credibilidade internacional de seu governo e da atual condição do Brasil.

Não acho que haja dúvida de que com a volta de Cristina Kirchner ao poder, como vice do novo presidente Alberto Fernández, possa haver sérias complicações na economia e na política na Argentina. Mauricio Macri deixou de ser reeleito por ter falhado em resolver problemas graves deixados exatamente pelo período de governo do kirchnerismo.

Certamente a Argentina sofrerá uma rigorosa avaliação de investidores depois dessa vitória do kirchnerismo, ainda mais com o risco de Cristina Kischner ter poder sobre os rumos do novo governo. Não é improvável que dependendo das decisões do novo governo algumas empresas de fato abandonem a Argentina.

O kirchnerismo traz o risco de grave instabilidade para o país vizinho, o que poderia fazer empresas darem no pé. Mas só um político com a dificuldade de autoavaliação de Jair Bolsonaro pode acreditar que esses investidores viriam correndo para um país comandado por um presidente que já mostrou ao mundo que é um desequilibrado.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: