segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Bolsonaro e os testes da Covid-19 fora do alcance dos brasileiros

Imaginem quantas vidas não teriam sido salvas com a enorme quantidade de testes para Covid-19 que até agora estão parados no Ministério da Saúde. Foi o jornal Estadão que descobriu a existência do material. São 6,86 milhões de testes comprados pelo governo federal que perderão a validade entre dezembro e janeiro. Os testes identificam se a pessoa está infectada pelo vírus.

O jornal informa que até agora o SUS aplicou cinco milhões de testes deste tipo, o que significa que o governo de Jair Bolsonaro pode acabar descartando mais exames do que já realizou até agora. E tem também o alto custo do material que está há quase seis meses com o Ministério da Saúde. O total é de R$ 290 milhões, com a validade de oito meses.

Depois deste aviso da imprensa ainda dará tempo para a distribuição nos estados? Em um governo conduzido pelo menos dentro da normalidade, com uma acelerada isso seria possível, mas é óbvio que se fosse assim, produtos tão vitais não teriam sido mantidos fora do alcance de quem precisa. Bolsonaro está à frente de um governo tresloucado e incapaz até de tocar o que é mais básico. Ele é o chefe de um sistema estúpido, que desmantela tudo sem propor nada de novo, deixando também de colocar em prática uma substituição efetiva para o que vem sendo gradativamente destruído.

Já existe uma carrada de motivos jurídicos para o impeachment de Bolsonaro, mas este pode ser mais um. Se estes testes já tivessem sido aplicados, o trabalho de contenção do contágio por este vírus mortal teria sido muito mais produtivo, com um ganho importante em todo o país na trabalheira que esta pandemia vem dando a todos os brasileiros.

No entanto, desde o início dessa desgraça mundial Bolsonaro demonstra que está mais preocupado em atrapalhar o trabalho de estados e municípios do que colaborar para o enfrentamento desta doença, amenizando tamanho sofrimento. Alucinadamente, o sujeito vê adversários por todos os lados, além de fazer de tudo para ser detestado até por seus próprios aliados. Temos um presidente que age como um sabotador, atrapalhando e criando confusão durante a pior crise sanitária de todos os tempos.

E claro que não tem como não desconfiar de que tem má-fé neste novo caso que reforça o que já se sabe de seu comportamento detestável. A imprensa vem dizendo que os milhões de testes para Covid-19 estão “estocados” pelo Ministério da Saúde em um armazém em Guarulhos, mas com o histórico deplorável de Bolsonaro nesta pandemia cabe muito bem perguntar se na verdade os testes não estariam “escondidos” neste armazém.

.........................‌ ‌

POR‌ ‌José‌ ‌Pires‌


Nenhum comentário: