quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Eduardo Bananinha, um novo nome da política brasileira

Não é fácil construir uma boa imagem na vida pública, que exige trabalho persistente, com um cuidado também constante para não ter o descrédito de se ver apontado com algo que se cole com muita força na imagem pessoal.

Construir um bom nome exige bastante esforço, mas para a desmoralização pública basta um acontecimento casual. É o que aconteceu com o deputado Eduardo Bolsonaro, sujeito com pretensões muito além da sua capacidade política e intelectual, um afobado sem o discernimento nem da oportunidade de arrumar  brigas políticas ou pelo menos de avaliar o tamanho da encrenca.

Confiante na teoria idiota de que um cabo e um soldado bastam para realizar seus desejos, já faz tempo que ele cria confusão com todo mundo, porém, mesmo com todas suas trapalhadas ninguém até agora havia conseguido encaixar um bom golpe para desmoralizá-lo. Pois a cacetada veio de dentro do próprio governo de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, de onde saiu o apelido fatal que definitivamente colou nele: Eduardo Bananinha.

O apelido de Bananinha surgiu exatamente por causa de uma de suas provocações contra a China. Foi o vice-presidente Hamilton Mourão que criou esta ótima marca política, durante uma tentativa de amenizar os estragos políticos internacionais desse desastrado filho do Bolsonaro.

No último mês de março, Mourão foi questionado pela Folha de S. Paulo sobre uma acusação feita pelo deputado de que a China era responsável pela propagação do coronavírus no mundo. O vice-presidente tentou diminuir a repercussão do episódio com a seguinte fala: "O Eduardo Bolsonaro é um deputado. Se o sobrenome dele fosse Eduardo Bananinha não era problema nenhum. Só por causa do sobrenome. Ele não representa o governo. Não é a opinião do governo”.

O apelido viralizou nas redes sociais assim que a fala de Mourão foi publicada e está aí até hoje. E quando essas coisas pegam, depois não sai mais nem com cloroquina. Além disso, o comportamento desajustado de Eduardo Bananinha também ajuda bastante, de modo que ficou impossível não lembrar do seu novo nome toda vez que ele aparece com alguma nova estupidez. Como se costuma dizer, Eduardo Bananinha já está inscrito nos anais da política brasileira.

.........................‌ ‌

POR‌ ‌José‌ ‌Pires‌


Nenhum comentário: