sábado, 15 de dezembro de 2007

Nas asas da liberdade

O apresentador de TV e comediante mais popular de Cuba, Carlos Otero, fez ontem sua melhor performance contra a tirania: pediu asilo político aos Estados Unidos.

A importância artística de Otero em Cuba pode ser medida pelo anúncio que postei acima, extraído de seu site na internet. É sobre seu show em Toronto, Canadá. Observem que é patrocinado inclusive pela empresa estatal cubana de aviação.

Otero aproveitou a viagem ao Canadá, onde foi para gravar seu programa de fim de ano, para fugir do regime de Fidel Castro. “Passei dois meses meses esperando que me dessem permissão para viajar com meus filhos até que finalmente consegui”, ele disse para a BBC.

Segundo ele, está cada vez mais difícil trabalhar em Cuba devido à “censura e à vigilância institucional”.

Sua explicação sobre a fuga do regime cubano tem a simplicidade de qualquer apelo à liberdade: “Não quero pedir mais permissão a ninguém para me expressar, me deslocar ao redor do mundo e fazer o que tenho vontade”.

Também sobre a falta de liberdade em Cuba, lemos no Blog da Santa que três músicos cubanos (Miguel Angel Núnez Costafreda, Juan Alcides Díaz e Arodis Verdecia Pompa) em visita ao Recife desertaram e estão escondidos à espera de asilo políticos. O fato dos três estarem escondidos é uma vergonha para o Brasil. Eles têm medo de que o governo Lula faça o mesmo que fez com os atletas cubanos que desertaram durante os jogos Pan-americanos e os reconduza aos braços – ou garras – do regime cubano.

A Polícia Federal está atrás dos músicos cubanos, mas o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), precavido, já entrou com pedido de habeas corpus preventivo para os três.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: