segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O chavismo encurralado pela crítica

Desde a subida de Hugo Chávez ao poder, a Venezuela vive em seu dia-a-dia uma importante batalha entre a liberdade de expressão e o despotismo de um governo no qual a grosseria parece funcionar como compensação para a falta de uma doutrina lógica. O tosco rótulo de “socialismo do século XXI” não resiste à mínima indagação crítica. Daí a necessidade do governo chavista de manter sob controle a mídia.

Mas a mídia na Venezuela parece ser incontrolável. O que é muito bom para a Venezuela e péssimo para os nervos de Chávez e seus asseclas. Os dois vídeos que vou postar são bons exemplos sobre o comportamento do chavismo frente a jornalistas que agem com ousadia, colocando as questões certas frente ao populismo demagógico. É um tipo de jornalismo que faz falta aqui no Brasil.

No primeiro vídeo, Pedro Carreño, ministro venezuelano do Interior e Justiça, depois de uma tola arenga contra o capitalismo, termina ficando sem nenhum argumento quando uma repórter aponta a contradição entre sua defesa do socialismo e o fato de estar usando uma gravata da luxuosa marca Louis Vuitton e sapatos Gucci, marca também caríssima e ambas estrangeiras.

Carreño praticamente perde a fala. E depois de gaguejar bastante sai com uma resposta que deve ficar nos anais do besteirol político venezuelano. O ministro diz que gostaria que a Venezuela produzisse também os produtos Vuitton para que ele pudesse comprar, o que ele faria se 95 por cento do que se consome no país não tivesse que ser importado.

É uma novidade nos planos do “socialismo bolivariano”: logo devem começar a produzir Louis Vuitton para as massas.

Mas como produto nacional genuíno, com sua fala o ministro chavista ajudou a produzir um dos vídeos mais vistos no site Youtube. Até o momento teve quase cem mil acessos.

O segundo vídeo é uma resposta do falastrão Hugo Chávez ao correspondente da BBC que pergunta porque o governo não investe na própria Venezuela o dinheiro que tem gasto com parceiros como Evo Morales. Só não se pode dizer que Chávez perde a compostura pelo fato de ser impossível perder-se o que não se tem, mas o falastrão fica bastante perturbado.

Veja os dois vídeos. Aqui, o primeiro, com o ministro de Chávez. E aqui o próprio Chávez, revelando os modos de seu governo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: