domingo, 30 de dezembro de 2007

O que a Veja tem com Daniel Dantas?

Claramente Nassif acusa Alcântara de ter ligação direta com o banqueiro Daniel Dantas e defender seus interesses usando para isso a própria revista Veja em negócios que envolvem muito dinheiro e disputas comerciais acirradas. No meio está a dinheirama dos fundos de pensão, disputa pelo controle das teles e até espionagem feita por agência internacional, a famigerada Kroll. O rolo é grande e envolve também o publicitário Marcos Valério, chefe do esquema publicitário do “mensalão”. A CPI dos Correios identificou R$ 126 milhões em pagamentos das empresas de Dantas para a DNA, empresa de Valério.

Outro relacionamento de peso do jornalista da Veja, segundo Nassif, é com o publicitário Eduardo Fischer, presidente da Fischer América, que atende a Caixa Econômica Federal. E mais não disse. Mas segundo o próprio Nassif foi após falar da proximidade de Alcântara com Fischer que passou a ser atacado com mais fúria.

Para Nassif, “Veja foi instrumento ativo nas disputas empresariais e jurídicas” de Dantas, à revelia inclusive dos reais interesses da editora Abril. A revista teria se transformado em um “território livre, manobrado por Eurípedes [Alcântara] e Mário Sabino”. Em seu blog, ele diz que é importante que a Abril perceba esse jogo, que afeta a própria imagem da editora.

Alcântara, no caso, utilizaria a Veja para publicar matérias do interesse do banqueiro Dantas. Por outro lado, Nassif é acusado de servir aos interesses de concorrentes do banqueiro. Diogo Mainardi é quem fez esta acusação. Mainardi afirma que Luís Nassif faz parte de um grupo de defesa do governo Lula abrigado no provedor IG, que publica os blogs de Nassif, José Dirceu, Mino Carta, Paulo Henrique Amorim e onde Franklin Martins também tinha o seu até ser nomeado ministro da Comunicação Social.

Mainardi e Reinaldo Azevedo, um em sua coluna na Veja e em seu podcast na internet e outro em seu blog, atacam ferozmente Nassif, que em seu blog classifica os ataques como “encomendados”. Ou seja, a artilharia pesada dos dois seria alinhada com o propósito de desmoralizá-lo em razão, primeiro de suas críticas ao jornalismo praticado pela Veja e agora com a denúncia da relação suspeita entre o diretor de redação da revista e o banqueiro Daniel Dantas.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: