quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O Senado em boas mãos

Eu andava contrariado com a candidatura do senador Garibaldi Alves Filho à presidência do Senado. Garibaldi, que é do PMDB capixaba, acaba de ser eleito. Mas eu penso que a passagem de Renan Calheiros pelo cargo criou a exigência de um certo tipo de qualificação que, mesmo levando em conta o alto grau de profissionalismo dos nossos senadores, não é pra qualquer um.

Até agora eu não encontrava nele requisitos fundamentais, pelo menos no conjunto, que lhe dessem estatura moral para sentar na cadeira que as nádegas de Renan Calheiros esquentaram por tanto tempo.

Mas uma notícia de hoje traz um reforço considerável para o currículo do senador capixaba. Garibaldi teve gastos da sua campanha de 2002 cobertos por um suposto esquema de desvio de recursos públicos investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Conforme a denúncia feita por promotores públicos no mês passado, cerca de R$ 210 mil saíram dos cofres da Secretaria de Defesa Social. Vejam bem, da Defesa Social, o que denota uma elevada qualificação. Não foi de qualquer secretaria, mas de uma com a função de atender necessitados.

A grana acabou com 17 pessoas ligadas à campanha eleitoral feita pela Polis Propaganda e Publicidade. A empresa é do João Santana, ex-sócio do publicitário Duda Mendonça e amigo do senador Garibaldi. Santana fez também a campanha de reeleição de Lula em 2006.

Segundo os promotores o dinheiro foi usado na campanha para o governo de Fernando Freire (PMDB), ex-vice governador de Garibaldi, que foi então candidato ao Senado na chapa. Garibaldi já confessou que a campanha dos dois era única.

Está ai, a notícia me deixou mais aliviado. A presidência do Senado está bem preenchida. Garibaldi Alves Filho é o homem certo no lugar certo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: