quarta-feira, 8 de julho de 2009

Curriculum fajuto

É óbvio que a mentirada da ministra Dilma Roussef sobre seus títulos acadêmicos não vai afetar sua posição de poder no governo Lula. Mas a revelação sobre o currículo falso que ela exibe há vários anos valeu pelo menos para mostrar com quem estamos lidando.

As mentiras da ministra sobre seu passado na luta armada — definido por ela como “luta pela democracia”, quando na verdade o que ela e seus comparsas de então pretendiam era impor ao Brasil uma ditadura comunista — até podem ser colocadas no plano do debate ideológico. Mas os dois títulos que ela ostentava até há poucos dias nada mais são que mentira pura.

Sua biografia oficial dizia que ela é "mestre em teoria econômica" e doutoranda em economia monetária e financeira pela Unicamp. Nunca foi nem uma coisa nem outra. Pior que isso, na Plataforma Lattes, página do CNPQ que registra currículos acadêmicos, estava escrito que ele obteve o mestrado com uma dissertação sobre "Modelo energético do Rio Grande do Sul". Outra mentira.

Foi a revista Piauí deste mês que trouxe a informação sobre os dados falsos no currículo. Com a notícia, aconteceu a costumeira movimentação da imprensa e — também como de costume no governo Lula — foram surgindo outras patranhadas da chefe do Gabinete Civil.

Acabou sendo descoberto que na Unicamp não há registro da matrícula de Dilma Roussef no curso de mestrado. O diretor de registro acadêmico da Unicamp, Antônio Faggiani, disse ao jornal O Globo que a ministra "nunca se matriculou em nenhum curso de mestrado na Unicamp". E como no Lattes o responsável pelas anotações no currículo é a própria pessoa que é dona da página, só pode ter sido ela que escreveu as mentiras.

Sempre que alguém em seu governo é pego em maracutaias, Lula tem a resposta-padrão de que outros já fizeram o mesmo. Porém, para o caso do currículo maquiado de sua ministra a justificativa não cola. Não há registro de alguém com currículo falso no governo de Fernando Henrique Cardoso, para lembrar alguém que os petistas gostam de malhar.

Na página do Lattes e no ministério da Casa Civil já foi consertado o que Dilma Roussef chama de erro, mas que evidentemente foram mentiras concebidas com a intenção de engrandecer a biografia da candidata do Lula. No Lattes dá para ver que o currículo foi alterado anteontem.

Agora Dilma Rousseff só é doutora para seu chofer, os garçons, guardadores de carro, essas pessoas que usam o título "doutor" apenas para facilitar a comunicação. Lula é que não deve estar entendendo nada. É o terceiro doutor que seu governo perde em menos de trinta dias. Primeiro foi Mangabeira Unger, exonerado há poucos dias, este um doutor de fato. Depois foi o chanceler Celso Amorim, que também foi desmascarado pela imprensa. Ele jamais teve titulo de doutor em Ciências Políticas e Econômicas pela London School of Economics, como informava em seu currículo no Itamaraty. E agora Lula já não pode contar em seu governo com Dilma Rousseff posando de doutora.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: