terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

As fotos inéditas do ataque ao World Trade Center e o blog brasileiro que publicou bem antes


A imprensa dos Estados Unidos divulgou há poucos dias a descoberta de fotos inéditas do ataque terrorista ao World Trade Center, as Torres Gêmeas de Nova York. Segundo a rede ABC News, que divulgou em primeira mão as imagens na última quarta-feira, a maioria das fotos foram obtidas por helicópteros da polícia.

Por enquanto apenas 12 imagens foram publicadas. A emissora norte-americana informou estar de posse de 2.779 fotos, mas é improvável que eles tenham cenas mais surpreendentes do que as divulgadas.

Mas com a internet tudo é possível. Daqui sai de tudo. Mesmo o ineditismo destas imagens propagado pela ABC News também não é nem um pouco confiável. Pode até estar havendo agora mais divulgação dessas fotos, mas acontece que algumas destas imagens aéreas já haviam sido publicadas pelo Pictura Pixel, o excelente blog editado pelo fotógrafo Cláudio Versiani.

Versiani fez a descoberta das fotos em julho de 2008, entre várias que recebeu em um PPS — o "detestável arquivo" que cai em nosso correio eletrônico, como ele diz com razão. No meio de várias imagens, o olhar treinado do fotógrafo identificou três que nunca haviam sido vistas. Elas estão entre as 12 divulgadas este mês.

No texto de 2008, ele diz com precisão: "No PPS tem fotos impressionantes que eu nunca tinha visto. Parecem ser da polícia de NY, são fotos aéreas feitas de um helicóptero e como o espaço aéreo estava fechado..."

É o poder impressionante da internet. Alguém da polícia novaiorquina deve ter passado as imagens para um amigo internauta e elas foram bater na caixa de e-mails do Pictura Pixel.

Veja aqui as imagens divulgadas agora pela ABC News e aqui a história do “furo” que Versiani deu na emissora norte-americana, com dois anos de antecedência.
.......................
POR José Pires

2 comentários:

claudio versiani disse...

Caro José Pires,
obrigado pelo enlace e pelo elogio.
Ab.

Amanda disse...

O Pictura Pixel é mesmo uma beleza. Merece todos os elogios pois é hoje um dos melhores blogs da WEB. Grandes fotos, grandes sacadas.