segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Marquetagem disfarçada

Não é de hoje que o jornalista Elio Gaspari anda esquisito. Gaspari sempre pareceu independente, foi bastante crítico à vassalagem petista ao forjado mito de Lula, mas hoje mais que se aquietou: ainda não é petista de carteirinha, mas torce desavergonhadamente por um terceiro mandato petista.

Na sua última coluna, neste domingo no jornal O Globo, o jornalista faz crer que pensa que seu leitor é Eremildo, o Idiota, seu personagem que se esforça para cair em engodos políticos.

Vejam a nota pra lá de estranha que ele publica:

"O PT colecionou um acervo de filmes de propaganda usados pela campanha presidencial de Geraldo Alckmin mostrando que suas obras de drenagem dos rios de São Paulo protegeriam a cidade das enchentes.

Só no leito do Rio Tietê gastou-se R$ 1,1 bilhão. As obras serviram para muita coisa, mas a máquina do governo estadual anunciou que o risco de enchente na região cairia de 50% para 1%.

Quem com marquetagem feriu, com marquetagem será ferido."

Nem Eremildo, O Idiota, deixaria de desconfiar de algo assim. A fonte óbvia do texto de Gaspari é o PT. Aí instala-se um conflito de interesses que não dá para acreditar que um jornalista com tanta experiência cometa por descuido. Gaspari não é, como Eremildo, um idiota. Daí vem a suspeita de que age por má-fé quando espalha notícia que interessa ao partido de Lula.

E agindo desse modo, parece estar ajudando a marquetagem petista ferir o adversário. E quem acaba saindo com a credibilidade ferida é o próprio Gaspari.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: