segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ciro Gomes, um tipo que não dá mesmo pra esquecer

Quem acompanha o blog sabe que eu gosto do Ciro Gomes. A antiga revista Seleções Reader’s Digest tinha uma seção famosa de nome” Meu Tipo Inesquecível”. Ciro Gomes é o meu tipo inesquecível.

O ex-deputado cearense que virou paulista a mando do presidente Lula é macaco velho daqueles que desmente o ditado. Ele mete a mão na cumbuca. Transferir seu título eleitoral para São Paulo foi uma de suas burradas mais deliciosas: meteu a mão na cumbuca e agora, pelo menos neste ano, tem que mantê-la lá dentro acariciando a banana que não poderá ter jamais.

São Paulo é um problema para ele. Se quiser ir para a Mooca, tem que pegar táxi. Não sabe ir de metrô, de ônibus. Muito menos dirigindo seu próprio carro. Foi o que ele confessou em reportagem publicada neste domingo em O Estado de S. Paulo. Ele falava da sua candidatura ao governo paulista, que ele garante que não sairá. Vejam o que ele disse.

“Se eu topasse, seria para dizer, eventualmente: ‘Atenção paulistas, nasci em Pindamonhangaba, conheço a importância de São Paulo, mas vim para mobilizar a intelligentsia, trazer meu conhecimento de governante para quem acha que o que está aí é medíocre. Mas não vou dizer que sei onde está a Mooca. Se tiver de ir até lá, desculpe, só se for de táxi’."

Esperteza demais dá nisso. Ele pensa que tem o melhor conceito para uma candidatura ao governo de São Paulo e já deu munição para aos prováveis, bem prováveis futuros adversários. Porque no Ciro Gomes dá para confiar. Quando ele diz que não fará algo, bem, aí então ele pode fazer mesmo.

E se ele não sabe onde está a Mooca, aí o problema nem é eleitoral. Não é possível levar à sério um político que se pretende cosmopolita que não conheça pelo menos os bairros principais da capital paulista. Ou será que quando passa por São Paulo o deputado janta no próprio quarto de hotel? E se não conhece a Mooca, então Bauru, ou Presidente Prudente, Ribeirão Preto, ou mesmo Campinas, nenhuma dessas cidades ele deve conhecer. Batatais, nem pensar.

Gosto de Ciro Gomes porque ele reúne todos os defeitos de um político brasileiro. O homem é um símbolo até numa qualidade que todos gostam de ostentar: a de um homem moderno, aberto para o mundo e conhecedor das últimas filosofias políticas e também das penúltimas. Mesmo que não saíba ir até a Mooca. Mas nada que um táxi não resolva. E desse modo ainda dá para ir no banco de trás botando em dia a leitura, não é mesmo, ô meu?

Quanto ao perfil moderno, se Fernando Collor não tivesse existido, não precisaria ser inventado, pois Ciro Gomes sempre esteve aí.

Voltemos à cumbuca. Está dando problema. Só ele não sabia disso antes. E para o ex-cearense o problema extra é que ele está na terra de José Dirceu, ao menos no âmbito do PT, sem o qual em São Paulo nada pode dar certo para quem serve aos interesses de Lula.

Na mesma entrevista ao Estadão, Ciro Gomes bombardeou forte o companheiro José Dirceu. Lá vai, palavras dele: "Gosto dele, mas acho que tem uma cabeça política que precisa muitas vezes ser contrastada. Zé Dirceu tem o ego pouco regulado e de vez em quando navega na maionese".

Vejam esta outra fala: "Zé, chega. Muda de método que essa simulação de alter ego do Lula só serve para desinformar". Notem aqui que o tom usado é o mesmo do alerta do ex-deputado Roberto Jefferson, quando ele denunciou o mensalão, o esquema de suborno de parlamentares para garantir a maioria do governo no Congresso Nacional. Dirceu é réu no STF por causa disso> No inquérito da Procuradoria-Geral da República ele é o "chefe da quadrilha".

A briga é pela exclusividade dos carinhos de Lula. Para garantir os afagos, Ciro até insinua suspeitas sobre o modo de Dirceu ganhar dinheiro, o que, pelo que consta, o líder petista ganha de montão. Veja a porretada: "Neste momento, para recuperar o espaço perdido, [José Dirceu] simula para o planeta que é íntimo de Lula de novo. Com isso ganha dinheiro e, por outro lado, faz política. Ele não é consultor da República? E ganha quanto por isso?”.

Boa pergunta. E não é para gostar de um cara desses? A briga pública com José Dirceu já vem de antes. Na semana anterior, Ciro chamou o deputado cassado de golpista. Também no Estadão, ele afirmou que Dirceu havia tentado destruir Lula quando foi presidente do PT.

Fala Ciro: “Não vou explicar isso... Quando Lula foi acusado de tráfico de influência, o Zé Dirceu era presidente do PT e abriu inquérito contra Lula na comissão de ética do partido para apurar as relações dele com o compadre Roberto Teixeira. Ele quis acabar com o Lula lá atrás. O Zé Dirceu estava decidido a destruir o Lula, era um trabalho para liquidar o Lula.”

Aqui o deputado neopaulista cita as irregularidades denunciadas por Paulo de Tarso Venceslau, que foi secretário de Finanças da administração petista de São José dos Campos nos anos 90.

Segundo Venceslau, a roubalheira seria do conhecimento de Lula, que na época recebia salário de militante do PT, o único caso conhecido no Brasil de um líder político assalariado de partido. Segundo a denúncia, o notório compadre de Lula, Roberto Teixeira, participava das irregularidades. Foi aberta então uma investigação interna no partido e os petistas aproveitaram para inaugurar sua política de matar o mensageiro: quem acabou sendo expulso foi Venceslau. A prefeita era Ângela Guadagnin, que depois ficou conhecida como a dançarina do mensalão.

Para Ciro Gomes estar desencavando estes fatos históricos petistas, ele deve estar muito fulo da vida de ter se metido nesta. E quem vai acalmar o cearense que virou paulista? Corre, Lula, corre.
......................
POR José Pires

Um comentário:

Alagoano disse...

Ciro Gomes é um político irresponsável. Basta digitar seu nome no Youtube para aparecerem vários vídeos de provocações feitas por ele em Alagoas em comícios e passeatas durante eleições no estado. Ele provoca os adversários de forma desequilibrada, colocando em riscos inclusive mulheres e crianças.