terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dando e recebendo

O escritor José Saramago relançará seu livro A Jangada de Pedra com a doação total da renda para o Haiti. Saramago disse: "Se chegássemos a 1 milhão de exemplares vendidos, seriam 15 milhões de euros de ajuda". Tudo bem, o Haiti precisa muito de ajuda, qualquer dinheiro vem bem no desesperador estado em que aquele país, sempre tão miserável, ficou depois do terremoto. Mas neste tipo de ajuda, com o uso da própria obra própria para amealhar entre os leitores os recursos da doação, Saramago deve ganhar bastante em promoção pessoal.

Numa tacada, acaba sendo falado no mundo todo, criando uma situação bastante favorável para ele e sua obra. É sempre bem mais do que poderia obter, mesmo que sua editora investisse bastante dinheiro em promoção. Não é diferente do que vários artistas milionários de Hollywood vêm fazendo. Tinha que ser cego para não ver a miséria do Haiti antes dos prédios desabarem sobre as cabeças dos haitianos. Mas a bondade internacional precisa sempre de um grande tema. E o terremoto está aí para isso.

Não posso afirmar que seja uma ação premeditada. Isso é até improvável, mesmo que exista motivo para que estranhemos que Saramago não tenha feito algo parecido para, digamos, o Sudão, ou o próprio Haiti em sua miséria antes da terra tremer.

Enfim, não deixa de ser um exercício da compaixão que acaba rendendo dividendos.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: