quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cenas da vida real


Uma coisa que chega a ser ridícula na internet é quando o meio é usado como se fosse uma coluna social. Não estou falando evidentemente de blogs pessoais, principalmente feitos por adolescente, quando não se pode esperar outra coisa.

O problema são os blogs com ares profissionais, muitas vezes produzidos por profissionais da escrita e que parecem blogs de adolescentes. Ou aquelas antigas e rídiculas colunas sociais, antigas pelo menos nos grandes jornais, mas que ainda tomam as páginas de todos os jornais do interior, ainda mais ridículas.

Os blogs são usados para postar fotos de amigos do autor, o encontro da patota ou reminiscências que mal interessa aos que participaram delas. É o dramaturgo que fala das bebedeiras e publica os elogios feitos a ele, o jornalista que conta como foi legal aquele churrasco ou o artista plástico que fala de seu passado que não interessa a ninguém. Vale tudo, até falar do netinho.

Vez por outra a gente bate com esse tipo de blog, principalmente feitos aqui no Brasil. Esses exercícios em torno do próprio umbigo, que sempre foi um vício nacional, acabou sendo exacerbado pela facilidade criada pela internet.

Mas se isso já é chato o que dizer de um ministério sendo usado como blog de adolescente? É o que aconteceu com a Secretaria de Comunicação Social do ministro Franklin Martins, o ex-comentarista da TV Globo que virou petista de carteirinha.

Franklin Martins fez dessa viagem do presidente Lula a Cuba um encontro da patota, usando a ocasião para coalhar de fotos suas a página de fotografias do ministério que comanda. Ele aparece em várias fotos como papagaio-de-pirata de Fidel Castro.

Como a única função da página é para a imprensa nacional colher fotos da presidência da República vale perguntar a quem interessa fotos do ministro Franklin Martins abraçado ao alquebrado ditador à beira da piscina? Ao Franklin Martins, é claro.

Só o ministro de Lula pode explicar o significado dessa coisa em termos de comunicação. Das cerca de duas dezenas de fotos, ele aparece em sete. Pode-se dizer que nunca neste país um assessor direto do presidente da República apareceu tanto.

Posto estas fotos como mostra, mas quem quiser ver mais desse momento patético, pode clicar aqui.

A página da Presidência da República disponibiliza até as fotos que Lula costuma bater nestas ocasiões, fazendo o papel que muitos elogiam, mas que eu acho coisa de idiota, do chato da reunião. Ou o cara que bebeu demais.

Está certo que o rum cubano tem boa fama e sabor melhor ainda, mas depois de passada a bebedeira o bom senso ensina que não se publica o que aconteceu no porre.

Não estou dizendo que ontem se bebeu demais na ilha, mesmo que isso até fosse uma boa justificativa para o que eu vejo como uma barbeiragem tremenda de comunicação. Qual será mensagem das fotos de Lula às gargalhadas ao lado de um Fidel Castro que parece nas últimas ou de Lula brincando de ser fotógrafo do ditador ou mesmo de Franklin Martins posando ao lado dos irmãos Castro?

Uma intenção óbvia é de propaganda política, não de Lula desta vez, mas do regime cubano. É a velha jogada de exibir o velho ditador na tentativa de conter o desmoronamento inevitável do governo autoritário que já vai para mais de quatro décadas.

Que o governo petista se rebaixe a tanto não é uma surpresa, mas não deixa de ser vergonhoso. Porém, o efeito que Franklin Martins conseguiu com essa jogadinha foi outro. Publicou provas que revelam que de fato Fidel Castro já era.

As imagens mostram o ditador cubano totalmente alheio ao que se passa à sua volta. Parece um velho em estado terminal em um asilo. É a prova de que o ditador cubano já perdeu a autonomia pessoal.

Mesmo a tentativa dos petistas e do staff cubano de criar um clima informal na visita não esconde sua debilidade física e aparentemente mental, além da péssima aparência. O resultado foi o contrário do planejado. Na antiga União Soviética os comunistas expuseram ao público o corpo embalsamado de Lenin. Está lá até hoje, como se tivesse ido para a cama ontem. O problema com Fidel Castro é que o embalsamento não preservará a presença forte que parece tão imprescindível para o governo cubano. Sua aparência atual já é de um cadáver.

Outro serviço que Franklin Martins fez para o país é que escancarou a face provinciana e deslumbrada de Lula e seu governo. A página da Secretaria publica imagens de Lula fingindo que é o fotógrafo do ministro e junto também estampa o resultado da micagem do presidente: a foto dele, Franklin Martins, abraçado a Fidel Castro. Duas dessas fotos estão aqui, mas lá na página do governo tem mais.

Fidel é que parece não estar entendendo nada. E se estivesse certamente não teria permitido tamanho equívoco. É um erro de conceito. As cenas soam até como jocosas e destoam totalmente da imagem histórica do velho caudilho. Ninguém toca no rei, assim como ninguém toca no caudilho. Alguém já ouviu falar de um Franklin Martins metendo a mão no ombro de um Stalin? Nem pensar.

Notem bem que quando teve vigor físico e mental (quase que escrevo “quando estava vivo”) Fidel Castro nunca permitiu proximidades do tipo que o ministro brasileiro encenou. Podem procurar nas imagens históricas do governante cubano. Nem o antigo companheiro Che Guevara o abraça. As imagens disponibilizadas pelo governo Lula parecem até abuso sobre um homem que está no fim. Coisas que nem o nosso Estatuto do Idoso permite.

Um dos talentos maiores do ditador cubano é o da comunicação. Se ainda estivesse vestindo a velha farda verde-oliva certamente ele não permitiria as encenações. Sempre soube cuidar bem da sua imagem pessoal que, no final e como agora se comprova, sempre foi a base do governo que instalou em 1959 e de onde só saiu pela velhice.

As fotos de Franklin Martins não deixam de ser um retrato dessa derrocada.


Nenhum comentário: