terça-feira, 19 de abril de 2011

Herança da bravata: Brasil perde privilégios de economia emergente

Os petistas gostam bastante de usar a expressão "herança maldita", que serve muito bem para a fuga de suas responsabilidades, pois o Estadão de hoje traz uma matéria sobre uma herança bem maldita, mas desta vez com certeza criada por eles.

Pode ser chamada de herança da bravata. É o resultado da política internacional bravateira do Lula. O Brasil começa a perder privilégios de economia emergente. Em maio a União Européia já começa a suprimir os benefícios concedidos ao nosso país, mas logo americanos e japoneses farão o mesmo.

Na Europa, o primeiro efeito será a suspensão de preferências tarifárias para mais de 12% das exportações brasileiras. Na Organização Mundial do Comércio (OMC) também já existe a intenção de deixar de tratar o País como emergente.

O governo americano já fala em "mudança de atitude" da parte do Brasil para que o país feche acordos comerciais. Os americanos querem a aliminação de tarifas de importação para milhares de proodutos brasileiros.

As argumentações dos estrangeiros sobre a mudança de categoria econômica são daquele tipo de fazer o Lula estufar o peito nos palanques. Nenhuma autoridade econômica da Europa ou dos Estados Unidos ainda citou diretamente o bravateiro, mas não me espantaria se logo ouvíssemos o seguinte: "Andou passando por aqui um barbudinho gordinho que dizia que o Brasil é o máximo, quinta economia do mundo, esse tipo de coisa, e até exigiu assento no Conselho de Segurança da ONU. Pois então está na hora de vocês pagarem por isso".
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: