terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Querido Papai Noel...

Com a proximidade do Natal acabo ganhando um presentão, que é a possibilidade de fazer cartuns de Papail Noel. Sei que o Papai Noel é uma figura polêmica. O chamado bom velhinho costuma ser malvisto até por gente tarada na cor vermelha, como é o caso da nossa esquerda, que acha que ele é uma figura imperialista que deforma a nossa cultura. É o mesmo pessoal que opõe o saci à comemoração de hallowe...en, que se fortalece cada vez mais em nosso país. Como se algum dia tivesse acontecido no Brasil alguma festa relacionada ao saci... Alguém aí já foi numa "festa do saci"?

E o mais maluco é que o pessoal do lobby do saci é ligado aos politicamente corretos que querem fazer uma revisão com a tesoura na obra de Monteiro Lobato, um escritor sem o qual é provável que o saci não estaria com tanta força em nossa cultura.

Mas voltemos ao Papai Noel. É uma figura ótima para fazer humor. Sua figura ambígua permite que ele entre em qualquer situação. Qualquer coisa pode ser feita com o Papai Noel em cena e as ações com ele podem ser entre políticos, miseráveis, empresários, enfim, qualquer tipo de pessoa. O sacana vai bem até mesmo com criança.

Além das facilidades criadas pela multiplicidade desta figuraça, é uma delícia desenhá-lo. Como sua imagem já está bem fixada na mente de qualquer leitor, ele permite desenhos com todas as liberdades, sem que se perca a referência que dá base ao humor.

Obrigado, Papai Noel.
......................
POR José Pires


Nenhum comentário: