terça-feira, 3 de junho de 2014

Promessas ao vento

Nem o Aeroporto do Galeão ficou pronto para a Copa, mesmo com a presidente Dilma Rousseff aparecendo no domingo passado para inaugurar uma nova área de embarque. É uma das inaugurações de fachada deste governo, encenações que estão sendo filmadas para o programa eleitoral. Mas o aeroporto continua do mesmo jeito. O site da revista Veja foi conferir e encontrou os velhos problemas de sempre. Segundo a revista, a reforma dos terminais 1 e 2 do Galeão custou 354,75 milhões de reais e está inacabada. Não ficará pronta para a Copa do Mundo. E foi exatamente no terminal 2 que Dilma foi cortar fita. Ou melhor, fazer fita.

Vai haver muito desconforto em todos os aeroportos brasileiros de cidades que terão jogos, mas isso não é o pior: o perigo também é muito sério na questão da segurança: em relatórios reservados da Polícia Federal, catorze dos dezesseis aeroportos foram reprovados em mais de 50% dos itens de segurança. Um dos relatórios é só sobre o Galeão. Entre os perigos, neste aeroporto traficantes armados costumam perambular em áreas restritas.

Mas este atrapalhação toda do governo do PT em resolver questões básicas de um evento esportivo que eles fizeram questão de trazer ao Brasil me trouxe à lembrança aquele período em que todos estavam muito animados, quando em viagem à França a presidente Dilma prometeu a construção de 800 aeroportos regionais. Isso foi na metade do mandato, em dezembro de 2012. Ela falava a empresários franceses, para os quais justificou a imensa quantidade de aeroportos, dizendo que “os números no Brasil, às vezes, são grandes”. É claro que não foi feito nenhum desses aeroportos, da mesma forma que descumpriram o compromisso de reformar e ampliar os aeroportos para esta Copa. Pois é, os números mentirosos eram mais ou menos do mesmo tamanho da incompetência do governo do PT.
.....................
Por José Pires

___________________

Nada mudou no Galeão que Dilma inaugurou
Dilma diz na França que pretende criar 800 aeroportos regionais

Nenhum comentário: