segunda-feira, 30 de junho de 2014

Regime de camisa de força

O tal do bolivarianismo que tomou conta pela força da Venezuela é mesmo um mundo à parte, que não respeita nem regras do bom senso. Na verdade, nem o senso do ridículo consegue penetrar na fechada corte política que hoje controla o país. O presidente Nicolás Maduro dizia que fez contato com o falecido Hugo Chávez por meio de um passarinho e é provável que ele acredite mesmo que teve esse tipo de comunicação com o chefe. O bolivarianismo não cabe numa ideologia. É coisa de hospício.

Neste sábado tivemos mais uma demonstração do grau de doidice daquele governo. Foi celebrado por lá o Dia do Jornalista, quando concederam vários prêmios. A premiação foi feita por um tal de Movimento Jornalismo Necessário, que parece ter uma semelhança de propósito com jornalistas governistas brasileiros que pregam o controle da informação. Os sites e blogs sujos que servem ao governo do PT iriam se dar muito bem no regime chavista.

Na premiação, até o presidente Nicolás Maduro foi contemplado com uma menção especial "por seu destacado trabalho no Twitter". Mas o prêmio mais significativo foi do ministro do Interior, general Miguel Rodríguez Torres, a autoridade do governo bolivariano encarregada de reprimir os protestos que já duram três meses naquele país. Já aconteceram prisões seguidas de maus tratos e torturas, além de mortes de manifestantes. A repressão é violenta, inclusive com ativistas da oposição sendo alvo de espancamentos e tiros disparados por agentes do governo e militantes governistas.

Pois Rodríguez Torres recebeu o prêmio de "comunicador do ano". E a justificativa para a bizarra homenagem ao general? Foi por ele “informar de forma oportuna e verdadeira sobre os acontecimentos violentos". É do mais pesado humor negro, mas não tem como não rir. Como é que se diz "piada pronta" em espanhol? Mas o grotesco ficou ainda mais, digamos assim, apurado, com a revelação feita pelo militar das fontes filosóficas que segue para dizer sempre a verdade: "Os dez mandamentos, as palavras de minha mamãe e o código de honra do cadete". São palavras literais do premiado. Eu bem disse pra vocês: é difícil identificar a ideologia de um governo tão amalucado.
........................
POR José Pires

___________________
Imagem- No recorte do jornal espanhol "El Mundo", Nicolás Maduro e o ministro do Interior, general Miguel Rodríguez Torres, o “comunicador do ano” da Venezuela.

Nenhum comentário: