domingo, 15 de junho de 2014

Tentando livrar a cara

Definitivamente, não funciona mais a tática petista de livrar a cara do governo usando como pretexto um detalhe qualquer das situações. A jogada é velha em política e costuma ser usada para evitar críticas. É nojento porque pega-se um detalhe da discussão ou de um acontecimento e com aquilo inverte-se o foco da crítica. A manipulação sórdida é pra fazer a vítima passar pro papel de vilão. O recurso já livrou a cara de muitos patifes nos últimos tempos, mas parece que perdeu de vez a eficácia. Foi o que o PT tentou fazer agora quando mandaram a presidente Dilma Rousseff tomar naquele lugar.

Para fugir de responsabilidades, este governo malandro do PT usou muitas vezes este drible desonesto que evita o debate democrático e serve para abafar críticas. Até o Nelson Rodrigues foi usado para esta mandracaria safada. Ultimamente a presidente e seu chefe, o Lula, vêm mostrando uma surpreendente admiração por aquela expressão do Nelson Rodrigues que fala do “complexo de vira-latas”. Ora, este escritor genial foi massacrado pela esquerda, que por décadas sempre o atacou de forma agressiva. Petista não tem o direito de citá-lo, mas se for fazer isso recomenda-se que antes lave a boca.

Para este comportamento hipócrita o grande Nelson tem também uma frase. Aliás, este maravilhoso escritor criou ótimas frases pra tudo quanto é sem-vergonhice da esquerda brasileira, ele que nos anos 60 e 70 em suas crônicas já apontava com inteligência e estilo brilhante os graves problemas éticos e de comportamento da esquerda brasileira, além de sua tradicional patetice. E a esquerda não mudou nada: é a mesma das suas crônicas. Por isso mesmo, nunca esquerdista algum gostou dele, daí a falsidade na citação da frase do “complexo de vira-latas”. Lula e Dilma têm que lavar antes, já disse. E o problema não é só o da hipocrisia política. Tem a literária também. Lula não sabe ler e Dilma, mesmo tendo aprendido, não é de abrir livro algum. Aliás, nem MPB ela conhece. Senão não diria que o Tom Jobim cantou a volta de exilados políticos, o que ele nunca fez.

Mas agora estou parecendo o Nelson Rodrigues, naquelas fugas ótimas do assunto que ele punha em seus textos, pegando atalhos geniais para então voltar ao que interessa. Voltemos, pois. Mandaram a Dilma tomar naquele lugar e a rede governista correu para tentar desviar o foco, como se xingar um governante fosse uma ofensa pessoal. E não é. Numa fala de protesto muitas palavras têm apenas o sentido da indignação. Parafraseando o assessor de marketing do Bill Clinton: é a indignação, idiota! Ninguém xinga a mãe do juiz para dizer que a pobrezinha está na zona e nem quer que o governante pratique literalmente qualquer ofensa. Vou repetir: é a indignação, idiota.

Mas tem a frase do Nelson Rodrigues, que define muito bem este comportamento hipócrita. Vamos a ela. A frase é “Perdoa-me por me traíres”. Foi título de uma peça teatral do grande Nelson. O governo do PT quer enfiar essa frase na boca dos brasileiros. Eles vinham conseguindo fazer isso, tanto que já são doze anos de traição moral das mais baixas. Mas parece que o brasileiro se cansou de pedir perdão por ser traído.
.....................
Por José Pires

Nenhum comentário: