sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cultura da grosseria

Sei que o nível do debate proposto pelas lideranças do PT é sempre muito baixo e as argumentações vão ainda mais à sarjeta quando a missão é a destruição de um companheiro que tenta algo que está fora do interesse dos comandantes do partido, mas Juca Ferreira – o ministro recém-nomeado para a Cultura – excede até a lamentável falta de respeito que é uma marca partidária. E um golpe baixo vindo de um ministro da Cultura até que vale um pouco mais de atenção.
Agora ele veio com esta conversa de que levou uma "bolsada de Louis Vuitton" da senadora Marta Suplicy. Todos sabem que não me guio pelo politicamente correto, mas aí é tentiva de fugir do assunto com gracinhas. É preconceito tolo e sem graça. Ainda que a bolsa citada seja cara, o que o ministro está fazendo é tentar diminuir Marta em razão de um hábito que é de todo o mulherio. Sabe aquele negócio do machão fugir da conversa dizendo que levou uma bolsada da mulher que trouxe um assunto que o incomoda? Foi isso que fez o ministro da Cultura escolhido por Dilma Rousseff.
Quando era braço-direito do então ministro Gilberto Gil, esse sujeito já havia feito uma grosseria de um nível parecido com o grande poeta Ferreira Gullar. Na época, Gullar publicou na "Folha de S. Paulo" um artigo bem fundamentado com críticas ao ministério e Ferreira saiu à público com xingamentos. Disse que Gullar é "stalinista", algo que o poeta nunca foi. Gullar é inclusive um dos poucos ex-comunistas que faz uma crítica firme à postura histórica da esquerda brasileira, inclusive dos comunistas e seus inumeráveis crimes nos países em que conquistaram o poder.
Mas o Juca Ferreira é assim. Depois ele virou ministro, quando seu chefe Gilberto Gil largou a pasta e foi cuidar melhor do que realmente sabe fazer, a música. Agora, na sua volta, Ferreira mostra que mantém o hábito de usar grosserias para desviar a atenção da opinião pública aquilo realmente interessa. Marta Suplicy foi muito clara sobre o que pensa dele. Ele praticou "desmandos", quando foi ministro da Cultura antes dela. E a senadora já informou que levou as denúncias ao Ministério Público. E vem ele agora com essa conversa de que levou "bolsada de Louis Vuitton". Nada disso, a bolsa é outra. O que houve foi a acusação de que ele meteu a mão na bolsa pública.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: