quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Laços do passado

De hospedeiro terminal até pulga salta fora. A hora é de apear do poder petista e quem teve benefícios políticos e oportunidade até de aumento de riqueza faz isso com a maior facilidade. Soube da notícia de que o senador Blairo Maggi foi sondado por emissários do Palácio do Planalto para ocupar a liderança no Senado do governo Dilma Roussef. O titular do cargo, como se sabe, foi preso. Maggi recusou o convite. E como só um lado teria o interesse de divulgar a negativa, fica muito fácil adivinhar quem vazou a notícia.
Maggi é um desses políticos que faz carreira bancado por muito dinheiro. É um dos favorecidos por este nosso sistema eleitoral, em que a grana manda. Ele é fazendeiro, um dos ricaços brasileiros que aproveitaram bem este período petista e pelo material que sobrou da boa relação com o PT nota-se que de braços com o partido ensaiava inclusive passos internacionais para aumentar sua fortuna. A imagem dele com o ex-presidente Lula, felizes num campo de soja, foi feita em Cuba. Não é um fato antigo. A viagem ao país de Fidel Castro foi em fevereiro de 2014, quando já se sabia muito bem o significado moral do projeto político comandado por Lula. E o senador devia ter conhecimento também do desastre econômico que estava montado.
A foto foi divulgada pela própria assessoria de Lula, como parte da manipulação de propaganda para parecer que tudo ia bem em nosso país. Foi o ano em que Dilma ganhou seu segundo mandato. Como dá pra ver, Maggi não viu problema em colaborar com a fraude. Mas acontece que nessa época, apesar da desgraça que inevitavelmente cairia sobre as cabeças dos brasileiros, parecia que o PT poderia se recuperar politicamente e manter o poder, até com a volta de Lula à presidência da República. Daí a extrema boa vontade do senador fazendeiro, bastante explícita na fotografia. Mas agora os tempos são outros, quando relações estreitas com este governo que aí está não trazem mais benefícios imediatos. Ao contrário, o melhor é nem aparecer na fotografia. Daí a recusa ao cargo tão significativo. Acho até que o senador Maggi não aceitaria hoje em dia posar com Lula num campo de soja de qualquer lugar. E muito menos em Cuba.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: