quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Apaga-se mais uma luz na internet


Na semana passada eu soube de uma perda lamentável na internet. A página "Ffffound" fechou, depois de dez anos no ar. Era um site de compartilhamento de imagens, onde se encontrava material de altíssima qualidade, com excelentes imagens de logotipos, ilustrações, cartuns, artes gráficas e fotografias. O site era tocado por uma agência de design do Japão. Foi um dos cantos mais criativos da internet, onde havia estímulo, inspiração e também o prazer de ver belas imagens, tudo em renovação constante. O site fechou em maio. Então vejam como são as coisas na internet: passei anos dando sempre uma sapeada no "Ffffound", às vezes só para aquela espairecida no meio de um trabalho. Pois bastou um descuido de cerca de dois meses para eu entrar lá e ver que acabou tudo. A perda foi total, restando apenas uma página do aviso do fechamento, com o fim do acesso de todo material antes disponível.

Não é a primeira vez que algo assim acontece e deveria servir como aviso dessa face desgastante da internet, com tremendas perdas que vão deixando um vazio em informação e conhecimento. Coisas assim vão desmontando os caminhos de que dispomos de forma organizada para se suprir para o trabalho e para o lazer. E os baques chegam de supetão, às vezes com perdas impossíveis de serem recuperadas. Em 2015, por exemplo, fechou um jornal diário do norte do Paraná, o “Jornal de Londrina”, que já existia há mais de vinte anos e teve muita importância na história recente da cidade. De um dia para outro todo material da internet foi eliminado. Acontecimentos essenciais que eram bem cobertos pelo jornal foram definitivamente apagados. Perderam-se referências políticas e culturais importantíssimas.

Existem outros exemplos, responsáveis por uma devastação desde que a internet começou. Logo no início dela, tivemos no Brasil o site pioneiro da America Online (AOL), quando publicavam excelentes textos, inclusive na área da cultura, que em nosso país vem virando uma terra arrasada na internet. Com o fechamento da AOL sumiram textos excelentes. E da mesma forma acontece com blogs, sites políticos, páginas pessoais e até jornais e revistas. E como estamos na tal “era digital” é óbvio que perdeu-se o hábito de arquivar, até porque o sentido dessa nova tecnologia, do qual até se conta vantagem, seria exatamente o de ter tudo à disposição o tempo todo. Mas não é assim que acontece, fazendo a gente topar com esses problemas, sobre os quais deveríamos ponderar. Na internet, de forma inesperada, tudo se desmancha no ar.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: