terça-feira, 29 de agosto de 2017

O pé-na-estrada de Lula foi um tiro no pé

O ex-presidente Lula cometeu um grande erro ao tentar mostrar força política nesta caravana pelo Nordeste. A recepção entre os nordestinos tem sido baixa, como dá pra ver na cobertura da imprensa e pelas fotos de comícios, onde só comparece a militância profissional de camisa vermelha, composta na maior parte de sindicalistas arrebanhados no local ou que são levados em ônibus fretados. Lula foi salvo por esta claque oficial, senão teria subido em palanques para falar para cem ou duzentas pessoas, talvez até menos, mas nunca mais que isso.

Em muitos lugares, Lula não juntou nem mil pessoas para ouvi-lo, contando com a claque própria. Com o fiasco da caravana, o que ele conseguiu foi quebrar de vez a fantasia política criada com propaganda milionária e favorecida por uma imprensa que anda no mínimo muito distraída. Havia um clima de que bastava o petista estalar os dedos para juntar multidões de nordestinos ávidos pela sua volta ao poder. Lula vinha sendo vendido como um candidato imbatível, uma lorota que ele usava até como ameaça.

Nunca acreditei nesta enganação e já escrevi bastante sobre falta de relação dessa alegada facilidade eleitoral de Lula com o que sabemos do estado de ânimo da população. A ilusão do mito também não confere com os votos obtidos pelo PT nas últimas eleições municipais. Ninguém quer saber do PT ou de Lula, que hoje em dia não atrai público nem pela curiosidade. Mas lá foi ele tentar demonstrar força e com isso desmontou a própria fraude da imensa popularidade, que apesar da falta de solidez ainda estava dando para o uso político.

Depois do fiasco dessa campanha eleitoral antecipada, o chefão petista terá dificuldade de explorar este mito da sua grande aceitação pessoal naquela região. Até as fotos oficiais feitas por seu próprio fotógrafo comprovam que por ali a eleição não vai ser fácil. Lula é o único político brasileiro que há mais de dez anos anda com um fotógrafo a tiracolo, Ricardo Stuckert, conhecido como “Stuckinha”, que inclusive já pode ser visto em vídeos na internet sendo maltratado pelo chefe, que talvez pelo fiasco da caravana, anda num mau humor danado.

O fotógrafo deve ter embarcado na caravana animado para fazer fotos de multidão, mas ao contrário, ele tem tido que se esforçar bastante para que não fique muito visível a falta de povo em volta de seu chefe. O coitado não está nem podendo usar drone. Quem tem feito isso são os adversários, que se divertem fotografando os gatos pingados de cima. Stuckinha só vai de plano fechado, tão de perto que algumas fotos ficam com cara de material feito em estúdio.
.........................
POR José Pires

___________________
Imagem- Lula ao lado do ônibus oficial da caravana que antecipou a revelação da sua fraqueza também no Nordeste

Nenhum comentário: