
Dá para entender o estado de ânimo das pessoas, que justifica-se pela situação terrível que temos que aturar. A tiração de sarro vem também do caráter folgazão do brasileiro, que no geral está sempre fazendo piada em vez de agir ou ao menos avaliar com seriedade a situação que aí está, que ao contrário do que muitos dizem não tem comparativo com nenhuma desgraça social que vivemos até agora. Aliás, em relação a esta nação folgazã, não é difícil prever que dentro de alguns anos talvez estejamos comentando sobre esses dias como a época em que disparava-se piadas para todo lado enquanto o Brasil se acabava.
Mas, agora falando sério, voltemos ao Fufuca. O deputado vem sendo superestimado em seu papel, que é só de interino e sem nenhuma significação que possa ser medida por meio de seu perfil pessoal. Por sinal, ele é apontado com escárnio mais em razão do ridículo nome de guerra e pela faceta que não teve o crivo de um bom marqueteiro. Fufuca sofre tanta rejeição é pela falta de outros "fufucas", bem trabalhados pela propaganda e com maior experiência no disfarce de sua fufuquice, mas que mesmo assim foram sendo abatidos pela polícia, o Ministério Publico ou mesmo pela própria incompetência na gestão da carreira.
Ora, o que é o presidente Michel Temer, senão um fufuca? Veste-se melhor, emposta a voz na hora de falar besteiras (quando até ressuscita a União Soviética) e sabe fazer pose de sério, mas não deixa de ser um fufuca. Pode-se dizer a mesma coisa de Lula, o presidente que mais falou asneiras na história deste país, além de também colocar uma porção delas em prática. Lula é um fufuca. Passaríamos horas nisso, se fôssemos falar de todos os fufucas. De Rodrigo Maia, por exemplo, nem é preciso dizer nada.
Eles arrasam nosso país há décadas. Estão em todos os cantos, inclusive na liderança do que antes era a oposição que prometia acabar com os fufucas, mas que infelizmente também foi tomada por este espírito, como aconteceu com o candidato derrotado pela também fufuca Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves, este mentiroso que manda a própria irmã pegar dinheiro vivo com um corrupto e depois diz que foi vítima de conspiração. O tucano é sem dúvida nenhuma um fufuca.
Estamos tomados por fufucas, parte deles muito mais escolados que o deputado André Fufuca e disfarçados de bons políticos, à esquerda e à direita, no centro também, às vezes como bons gestores, noutras como articuladores competentes, mas todos uns fufucas. Neste aspecto, o deputado Fufuca tem até um mérito, se é que pode-se dizer desse modo, que está no seu próprio jeitão. O caro interino é um caso em que a aparência não engana, apesar de que ser fufuca é algo que vem de dentro. Porém, ele ao menos não esconde que é um fufuca. Mas espera aí, quem foi que votou em todos esses fufucas? Aí é que está: talvez este seja um país de fufucas.
.........................
POR José Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário