sábado, 15 de setembro de 2018

Haddad e Bolsonaro: o círculo se fecha, no caráter da esquerda e da direita

Só faltava mesmo aparecer em cena um candidato do PT para haver a demonstração de que esquerda e direita são muito parecidas quando seus interesses são contrariados. O círculo se fecha em teimosia, arrogância e agressividade. Depois da presença de Fernando Haddad no Jornal Nacional, nesta sexta-feira, encerrando a série de entrevistas feitas por William Bonner e Renata Vasconcellos, a militância petista invadiu as redes sociais com argumentos parecidos aos dos bolsonaristas depois de Jair Bolsonaro ter levado um aperto dos jornalistas no mesmo programa da Rede Globo, no final de agosto.

>Os ataques da militância petista, com a tentativa de desqualificação dos jornalistas e o histérico apoio a cada indelicadeza ou mentira de Haddad poderiam ser assinados por qualquer seguidor de Bolsonaro. É o mesmo comportamento bravateiro. São iguaizinhos na impossibilidade de uma avaliação equilibrada e responsável. Petistas e bolsonaristas se envolvem com  fanatismo no apoio incondicional a seus candidatos e na defesa extremada de qualquer coisa que eles façam ou falem, não se importando nem um pouco em buscar saber seu real teor. Com isso, nem percebem a rejeição que vão criando com seu desvariado comprometimento.

O comportamento de Haddad durante a entrevista foi também muito parecido ao de Bolsonaro. É o mesmo pavor de questionamentos, sendo também iguais na dificuldade de encarar os próprios erros e a recusa total de encarar qualquer autocrítica. Eles estão sempre certos. E para provar isso apelam para qualquer versão. Bolsonaro e o candidato do PT se assemelharam também na estratégia desonesta de tentar desviar a discussão para supostos problemas da emissora. Haddad usou inclusive o mesmo tom de ameaça de Bolsonaro.

A satanização da Rede Globo ou de qualquer outro veículo de imprensa que não ceda a seus interesses é um argumento comum entre bolsonaristas e petistas. Ambos têm o mesmo defeito grave de colocar culpa nos outros quando as notícias não lhe agradam. É como eu costumo dizer: só falta os bolsonaristas se juntarem aos petistas, para de braços dados saírem pelas ruas gritando “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!”.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: