domingo, 14 de abril de 2019

Bolsonaro, o perdoador do Holocausto

Quem será que anda conversando com o presidente Jair Bolsonaro sobre a cultura do povo judeu? Como ele anda se metendo em assuntos do Oriente Médio é preciso melhorar seus conhecimentos na área. Do jeito que está, ainda vai dar problema. Agora ele veio com a afirmação de que é possível perdoar o Holocausto, mas não esquecer. Me senti na obrigação de verificar se era mesmo verdade, afinal a frase é absurda até mesmo para um sujeito sem noção como o presidente.

Bem, tem até um vídeo como registro, onde ele até destaca sua autoria. Parece que ele tem orgulho da sacada. “E é minha esta frase”, ele ressalta depois de dizer a bobagem. Ora, como é possível que alguém possa acreditar que pode-se perdoar um genocídio organizado, que resultou em seis milhões de mortos e que tinha como objetivo a eliminação total dos judeus? Bolsonaro acredita nisso. Ele acha que é possível perdoar esta mortandade em massa.

O povo judeu com certeza não acredita nisso. Tanto é assim, que o Holocausto tornou-se uma questão central da identidade judaica, com um esforço histórico pela punição de criminosos nazistas, inclusive com o sequestro de nazistas refugiados em outros países, como ocorreu com Otto Adolf Eichmann, capturado em 1960 na Argentina pelo Mossad. Não teve perdão. O criminoso foi julgado e enforcado em Israel.

O julgamento foi acompanhado pela filósofa Hannah Arendt, que depois escreveu o livro “Eichmann em Jerusalém”, onde temos o famoso conceito sobre a “banalidade do mal”. Como Olavo de Carvalho anda dizendo que Bolsonaro é um aplicado leitor, agora com o presidente envolvido em temas judaicos talvez fosse interessante aconselhar sua leitura.

Bolsonaro tem que tomar cuidado, pois se o seu governo não for bem, pode haver a a redenção dos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. No quesito de bobagens proferidas por um presidente, esses primeiros meses demonstram que é grande o risco inclusive do brasileiro esquecer as idiotices ditas por Dilma, diminuídas por este novo campeão em dar bola fora que agora despacha no Palácio do Planalto.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: