domingo, 14 de abril de 2019

Ministro ameaça deputada: mais uma para Bolsonaro resolver

Nunca houve nenhum governo com tantas encrencas como este de Jair Bolsonaro.  Sempre está aparecendo coisa nova, seja no governo ou no partido do presidente, o inacreditável PSL, que consegue se sobressair em sujeiras mesmo no lamaçal partidário brasileiro. Neste sábado estourou o escândalo da ameaça de morte feita pelo ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio à deputada Alê Silva, do PSL de Minas Gerais.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a deputada afirma que o ministro fez as ameaças em reunião com correligionários, no final do mês passado. Alê Silva ja deu depoimento à Polícia Federal e pediu proteção policial contra as ameaças. Segundo ela, "é pesado" o relato que recebeu de uma testemunha das ameaças do ministro. Vejam sua versão: “Essa pessoa me disse que ele [Álvaro Antônio] falou assim: ‘Eu vou parar a minha vida para acabar com a vida dela’”.

O clima de violência é por causa do laranjal do PSL, que tem Álvaro Antônio como um dos principais acusados. Pode-se dizer que esse problema entre a deputada e o ministro é em grande parte responsabilidade de Bolsonaro, que não consegue enfrentar nenhuma questão de frente. Bolsonaro se negou a demitir o ministro, quando apareceram as denúncias de sua participação em esquema para lançar candidaturas-laranjas, na campanha eleitoral do ano passado em Minas Gerais. O presidente disse que aguardaria o relatório da Polícia Federal para tomar uma decisão.

Ficou esperando até agora, quando surge um fato grave que exige um posicionamento imediato seu. Tem gente de peso ao lado da deputada ameaçada. Pelo Twitter, Janaina Paschoal exigiu a demissão do ministro. E agora, como é que fica? Para não ter sido demitido logo que surgiram as denúncias, obviamente Álvaro Antônio deve ter muito prestígio com o presidente ou alguma outra coisa que não estamos sabendo. E pelo jeito, seu protegido também não dá a mínima para a autoridade do presidente.

Mas depois dessa notícia ficou difícil para Bolsonaro mantê-lo no cargo. Além do pedido público de Janaina, o assunto toca em algo que politicamente sempre foi um problema na carreira do presidente, que é a relação política com as mulheres. Seja como for, o desfecho será no seu estilo, em decisão que só acontece depois de dar um tempo para que o problema piore bastante.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: