quarta-feira, 3 de abril de 2019

Paulo Guedes, o pior defensor de sua próprias ideias

O site O Antagonista conta que integrantes do Centrão pretendem interrogar com rigor o ministro Paulo Guedes na audiência desta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara. Deputados do grupo pretendem pedir para Guedes um detalhamento da alegada economia de 1,1 trilhão de reais com a reforma da Previdência.

Com tanta animação por aí com esta reforma — que tem inclusive da parte da imprensa um apoio quase incondicional que prejudica bastante seu papel informativo — mesmo deputados e senadores contam com pouca informação objetiva e aprofundada. Na audiência recente no Senado, houve da parte de Guedes uma carência de informação técnica.

Sempre com um mau humor dos diabos, o ministro da Economia parece um politicão defendendo seu projeto. Algumas vezes faz lembrar o chefe dele. Guedes deveria ser mais técnico, até porque não estava exatamente em um ambiente com figuras que se deixariam seduzir por palavrório político. Nos debates com senadores de perfil mais técnico, ele levou a pior. Nas questões políticas teve que encarar até bate-boca, como o que teve com Katia Abreu. Por sinal, foi uma das poucas vezes em que a senadora estava certa numa àspera discussão.

Para se ter uma ideia do atraso do ministério de Guedes nesta matéria, há quase um mês o senador José Serra protocolou requerimento solicitando ao Ministério da Economia o detalhamento do cálculo sobre esta alegada economia de R$ 1,1 trilhão. Pelo visto, até agora este documento não circula entre os parlamentares. Sem os números, esta previsão nada mais é que lero de propaganda governista.

E mesmo isso não seria serviço para um sujeito mandão e com a carantonha do ministro. Caso não esteja mais bem orientado, na audiência de hoje a situação pode ser muito mais desconfortável para Guedes, já que da parte dos parlamentares da Câmara o embate é muito mais direto do que geralmente é o tratamento no Senado com autoridades convidadas.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: