sábado, 9 de dezembro de 2017
Postado por
José Pires
às
18:53
0
comentários
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
terça-feira, 5 de dezembro de 2017
As cidades brasileiras colhem tempestades
Postado por
José Pires
às
00:34
0
comentários
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
STF, Eduardo Cunha, Gilmar Mendes e outras instâncias
O ex-deputado Eduardo Cunha teve negado pelo STF nesta terça-feira um pedido de liberdade. A decisão da segunda turma do STF teve quórum reduzido. Os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello não participaram da sessão por motivo de saúde. Edson Fachin e Dias Toffoli votaram contra o pedido de Cunha. Gilmar Mendes votou a favor. O ministro Fachin, que é relator da Lava-Jato, falou da gravidade “concreta” das denúncias contra o deputado e apontou sua “especial periculosidade”. Fatos também muito concretos confirmam a opinião do ministro. Cunha é um dos políticos mais perigosos da atualidade, com capacidade de articulação e poder que poderiam servir para atrapalhar bastante o trabalho que está sendo feito contra a corrupção. Com tipos como ele vale repetir o que costuma ser dito em programas policiais: solto, este homem é um risco grave para a sociedade.
Postado por
José Pires
às
23:02
0
comentários
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
O sumiço do submarino e a corrupção nas Forças Armadas da Argentina
O jornal La Nación fez uma boa cobertura neste domingo sobre o desaparecimento do submarino ARA San Juan, tendo como centro uma reportagem de denúncia de irregularidades na compra de baterias do submarino. Há 12 dias o submarino desapareceu com 44 tripulantes nas águas do Atlântico. O jornal argentino diz que uma investigação do Ministério da Defesa já havia concluído que houve direcionamento na compra para beneficiar determinadas empresas e neste processo o serviço de reparos da embarcação militar acabou sendo de má qualidade. A investigação se desenvolveu entre 2015 e 2016. O jornal teve acesso exclusivo a documentos oficiais sobre o caso. Duas empresas são citadas como beneficiárias do negócio: Hawker Gmbh y Ferrostaal AG.
Postado por
José Pires
às
15:21
0
comentários
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
sábado, 11 de novembro de 2017
William Waack em livro: pela inteligência e contra o racismo
William Waack é autor de um dos livros mais interessantes já publicados sobre a história brasileira, “As duas faces da glória”, trabalho com pesquisa cuidadosa e bem escrito sobre um período de máxima importância para o nosso país — o da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com a Força Expedicionária Brasileira, a FEB, na Itália. O jornalista da Rede Globo, que agora é tachado como racista nesta lamentável algazarra digital, foi atrás do assunto e fez uma obra que além de trazer com bastante fundamento a nobre história desses homens valorosos é muito saboroso de ler. Além de escrever bem, ele sabe destacar detalhes interessantes do convívio humano, inclusive com histórias ligeiras e até divertidas, que servem como referência para contextualizar o sentido mais amplo do tema de seu livro.
Postado por
José Pires
às
15:24
0
comentários
William Waack: bola da vez na algazarra digital
A Rede Globo podia fazer um bom serviço ao país, não cedendo ao justiçamento rotineiro que ocorre nas redes sociais, do politicamente correto e da má-fé dos interesses políticos, partidários, servindo até para o fortalecimento interpares em grupelhos do que se chama agora de “ativistas”. Como todo mundo sabe, a vítima do momento é William Waack, um dos mais preparados profissionais do jornalismo brasileiro. Até lamento que ele esteja esses anos todos na televisão, porque é um dos melhores na palavra escrita, com amplo conhecimento em um assunto no qual o Brasil vai ficando cada vez mais carente, que é a área internacional do jornalismo. Sendo uma terra de paradoxos, no Brasil não podia faltar mais este: na época em que tudo de mais importante e influente é o conhecimento globalizado, morre o nosso jornalismo internacional.
Postado por
José Pires
às
01:07
0
comentários
Presente de Papai Noel para corruptos
Postado por
José Pires
às
01:05
0
comentários
terça-feira, 7 de novembro de 2017
O tarado Tariq Ramadan e as ameaças ao Charlie Hebdo
Postado por
José Pires
às
23:36
0
comentários
terça-feira, 31 de outubro de 2017
Caetano Veloso e seus companheiros libertários
Postado por
José Pires
às
21:20
0
comentários
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
O bate-boca de Gilmar Mendes e Barroso e lembranças de um passado recente
O falecido Ivan Lessa, grande jornalista brasileiro, um dos criadores do semanário O Pasquim, é autor de uma frase que diz que “de dez em dez anos o brasileiro esquece os últimos dez anos”. Isso já era muito ruim na época da criação da frase, no final dos anos 70, quando o país já queimava neurônios. Um lugar sem memória resulta sempre em precariedade política e cultural, que no geral abre espaço para o pior, especialmente para as trapaças da política. Não foi à toa que chegamos a essa situação trágica atual, da qual não se vê perspectiva de saída.
Postado por
José Pires
às
17:26
0
comentários
Lula e a culpa do poste
Quem ainda defende Dilma Rousseff, que se prepare, porque parece que para Lula seu governo subiu no telhado feito o gato da anedota. O ex-presidente já começa a colocar a culpa em sua sucessora pelo insucesso do projeto petista de poder. Bem, para quem até já estabeleceu como estratégia de defesa jurídica botar a culpa na falecida mulher, Marisa Letícia, até que demorou em apontar o dedo para seu poste. O assunto entrou na pauta de Lula em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, publicada no último domingo.
Postado por
José Pires
às
17:12
0
comentários
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Temer: um governo que é o que lhe parece
Postado por
José Pires
às
23:49
0
comentários
Bolsonaro ao natural
O jornalista Claudio Dantas, do site O Antagonista, fez uma boa entrevista com o deputado Jair Bolsonaro, que permite compreender bem o nível do pré-candidato. Como Bolsonaro anda bastante ocupado fazendo campanha eleitoral fora do prazo legal, Dantas teve que colar nele a partir das cinco horas da manhã, acompanhando-o numa visita a Uberlândia. A entrevista foi se desenvolvendo durante o deslocamento do deputado até Minas Gerais, o que acabou resultando num formato de reportagem e deu naturalidade ao diálogo entre o jornalista e o político.
Postado por
José Pires
às
23:47
0
comentários
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Defesa de Lula investe na comunicação
Postado por
José Pires
às
22:31
0
comentários
Caio Blinder sai da Jovem Pan: a imprensa brasileira perde mais qualidade
Postado por
José Pires
às
22:23
2
comentários



