Ferreira Gullar, que morreu neste domingo, foi um artista completo. Gullar tinha qualidades raras, fora do normal mesmo em escritores da sua estatura, como a de teorizar com admirável capacidade não só sobre literatura, como também em outras áreas, como fez até o final, com suas crônicas semanais que traziam profundo esclarecimento sobre acontecimentos políticos e culturais. Ele foi também um dos mais completos críticos de arte – eu já ia escrever “que o pais já teve”, mas o que ele produziu analisando artes plásticas está no nível do melhor que é feito no mundo. Foi poeta, como todo mundo sabe, e neste caso ele não cabe também na medida nativa. Foi universal e o que fez se nivela aos grandes da poesia no mundo. terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Ferreira Gullar e seu derradeiro adeus
Ferreira Gullar, que morreu neste domingo, foi um artista completo. Gullar tinha qualidades raras, fora do normal mesmo em escritores da sua estatura, como a de teorizar com admirável capacidade não só sobre literatura, como também em outras áreas, como fez até o final, com suas crônicas semanais que traziam profundo esclarecimento sobre acontecimentos políticos e culturais. Ele foi também um dos mais completos críticos de arte – eu já ia escrever “que o pais já teve”, mas o que ele produziu analisando artes plásticas está no nível do melhor que é feito no mundo. Foi poeta, como todo mundo sabe, e neste caso ele não cabe também na medida nativa. Foi universal e o que fez se nivela aos grandes da poesia no mundo.
Postado por
José Pires
às
15:24
0
comentários
domingo, 27 de novembro de 2016
As cinzas de Fidel Castro
Postado por
José Pires
às
23:57
0
comentários
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Tucano flechando o mensageiro
Postado por
José Pires
às
22:10
0
comentários
Black Brasília
A "Black Friday" em Brasília está repleta de oportunidades. Com a baixa geral que deixou a política brasileira em clima de atacadão, ampliou-se ainda mais a possibilidade de ótimas compras, que no entanto precisam ser muito cuidadosas. O cliente deve observar muito bem as condições do produto, a facilidade na entrega e também a relação entre custo e benefício, essencial neste ramo de negócios. Além de pechinchar, o comprador deve ficar muito atento à certas especificidades do que pretende levar, pois hoje em dia é cada vez maior o risco de adquirir junto com o produto o indesejável brinde de uma delação premiada no futuro.
Postado por
José Pires
às
22:07
0
comentários
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Ziquiras do companheiro Lula
Postado por
José Pires
às
12:45
0
comentários
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
O medo da cana
Viralizou a cena do
ex-governador Garotinho sendo levado de volta para a cadeia depois de ser
medicado em um hospital. Essa passagem de Garotinho pelo hospital vai fazer
mais mal pra sua imagem do que a própria prisão. Se ele queria se fazer de
vítima e faturar politicamente com isso, teve um efeito contrário.
Garotinho amarelou. Se tivesse que ir mesmo pra cana brava, iria passar maus
bocados com os colegas de cela depois desse papelão. A filmagem dele sendo
colocado à força na ambulância é cheia de significados sobre esse momento que
estamos vivendo na política brasileira, inclusive no fato não só de um político
poderoso ter sido preso como também de ele ter de voltar pra cadeia, mesmo com
o esforço imoral de sua filha tentando forçar um médico a forjar algo para que
o pai fosse mantido no hospital. Já roda na internet um vídeo documentando essa
pouca vergonha. Noutros tempos Garotinho não passaria por uma delegacia nem pra
dar um alô pro delegado.
Postado por
José Pires
às
22:08
0
comentários
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Temer e os problemas de Lula
A afirmação de Michel Temer, durante o programa Roda Viva, de que a prisão do ex-presidente Lula "causa problemas para o país" é nada mais nada menos que Temer sendo Temer. Na verdade, a preocupação com a prisão de Lula é muito mais pelo efeito que isso pode ter na segurança política dele, Temer. E o interessante é que essa sua fala teve um efeito nada bom de credibilidade. Se Temer fosse realmente respeitado pela população e pelos formadores de opinião, uma fala como essa de um presidente da República causaria um alvoroço e talvez até impulsionasse um debate para repensar a prisão do chefão do PT. No entanto, nada aconteceu. Não colou, como se costuma dizer. A opinião de Temer soou como mais um pitaco sobre um assunto que não rende mais discussão. A prisão do Lula é uma questão da Justiça e depende apenas das provas colhidas pelo Ministério Público e nada mais.
Postado por
José Pires
às
21:33
0
comentários
Merecendo cuidados
Postado por
José Pires
às
21:20
0
comentários
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Trump na cabeça
Quem diria: quando muita gente pensava, inclusive a própria Hillary Clinton, que Donald Trump era o adversário dos sonhos para ela se dar bem, foi exatamente o contrário. Hillary Clinton é que foi o adversário que Trump precisava, pois se o confronto fosse com alguém sem tantas complicações é provável que ele perdesse para seus próprios defeitos. Com a derrota desta madrugada vai ficar difícil uma continuidade do clã dos Clinton, que tinham um projeto político bastante familiar para os Estados Unidos. Mas Chelsea terá que esperar. E vai ser com desconforto. O sujeito que furou a fila além de ser muito grosso não costuma dar a vez para mulheres.
Postado por
José Pires
às
21:49
0
comentários
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Em família
A força eleitoral de Donald Trump mostra que os Estados Unidos estão também com sua democracia em profunda crise, não só pelo discurso agressivo e absolutamente cretino usado por ele e que convenceu tanta gente a levá-lo a um patamar tão alto. Trump aproveitou-se bastante da rejeição de uma parcela enorme de americanos que não suportam o politicamente correto e são atingidos pelos conceitos liberais exatamente no que isso tem de muito chato, subjetivo e sem resultados práticos imediatos. É um eleitorado que quer ir pro pau, isso creio que ninguém duvida. E não importa que sejam islâmicos, mexicanos ou qualquer outro povo que receba no lombo essa nova cultura do big stick pra lá de grossa. Ora esta, onde é que a América foi chegar: comparado com Trump até Richard Nixon tem algum fairplay.
Postado por
José Pires
às
20:49
0
comentários
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
A disputa do roto com o esfarrado
Postado por
José Pires
às
23:50
0
comentários
Senadora Coxa
Postado por
José Pires
às
23:47
0
comentários
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Ninho perigoso
Postado por
José Pires
às
23:59
0
comentários
segunda-feira, 18 de julho de 2016
A astróloga que perdeu a coluna
Postado por
José Pires
às
23:55
0
comentários
sábado, 16 de julho de 2016
Golpe só na Turquia
A tentativa de golpe na Turquia devia servir para os petistas e seus agregados tomarem vergonha e parar com as bravatas. O resultado do golpe foi pesado para os turcos: 280 mortos, 2800 presos e a previsão de um fechamento político, com a possibilidade inclusive do avanço da islamização naquele país. Isso devia servir de lição para petistas e agregados, incluindo os chamados isentões que enchem a paciência do próximo nas redes sociais com suas hipócritas ambiguidades. Golpe é isso, companheiros. O que vem ocorrendo no Brasil é um processo democrático de julgamento de uma presidente da República, com amplo direito à defesa, incluindo nisso a imensa paciência que foi ter de aturar a má educação da tresloucada bancada petista no Senado.
Postado por
José Pires
às
23:32
0
comentários
O arriscado mico da Olimpíada do Rio
Postado por
José Pires
às
23:29
0
comentários
sexta-feira, 15 de julho de 2016
Jamie Olivier cozinhando agora para a Sadia
Postado por
José Pires
às
18:51
0
comentários




